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Representações da mulher caipira no cinema brasileiro: Amélia (2000), de Ana Carolina, e Uma Vida em Segredo (2001), de Suzana Amaral

Processo: 18/13482-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2019
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2020
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Cinema
Pesquisador responsável:Eduardo Victorio Morettin
Beneficiário:Erika Amaral Pereira
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Cinema brasileiro   Análise de filmes   Representação (artes)   Mulheres   Personagens   População rural   Vida rural
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cinema Brasileiro | cinema da retomada | História do Cinema Brasileiro | mulher caipira | teoria feminista | História, Teoria e Crítica

Resumo

Este projeto de pesquisa propõe uma análise do processo de construção da personagem da mulher caipira no cinema brasileiro através dos filmes Amélia (2000), dirigido por Ana Carolina, e Uma Vida em Segredo (2001), dirigido por Suzana Amaral. A tematização da cultura caipira e da vida nas zonas rurais se mostra recorrente no cinema brasileiro, como se verifica na personagem consagrada pelo ator e produtor Amácio Mazzaropi, nos anos 1960, e em filmes como A Marvada Carne, de 1985. Entre 1995 e 2005, período compreendido como cinema da retomada, a referência à cultura caipira ressurge, incorporada à figura de mulheres protagonistas em filmes como Amélia e Uma Vida em Segredo. Objetiva-se analisar a representação da mulher caipira em tais filmes, em diálogo com a produção e realização de filmes realizados por mulheres na retomada, para investigar as manifestações de gênero e de minorias sociais com relação à cultura caipira, sob influxo da hipótese de que a mulher caipira pode adquirir o caráter de alegoria à ideia de nação e identidade nacional. Finalmente, busca-se desvendar relações entre o elemento caipira nos filmes de cineastas mulheres e na obra de Amácio Mazzaropi, em diálogo com as possíveis referências intermidiáticas do tipo rural nas artes, como a literatura, a pintura e o teatro. Propõe-se, assim, o estudo dos elementos de linguagem cinematográfica e mise-en-scène que contribuem para a construção das personagens mulheres através da análise fílmica e da análise histórica e social. Para tanto, objetiva-se examinar a contextualização histórica das obras no início do século XX, quando a diegese se ambienta, e no início do século XXI, em que se intensifica o ingresso de mulheres na produção cinematográfica brasileira no contexto do cinema da retomada. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PEREIRA, Erika Amaral. Representações da mulher caipira no cinema brasileiro: Amélia (2000), de Ana Carolina, e Uma vida em segredo (2001), de Suzana Amaral. 2020. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA/SBD) São Paulo.

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