Bolsa 18/09716-2 - Dentística, Tetrafluoreto de titânio - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação in vitro do potencial do Laser de CO2 (9,3 µm), associado ou não ao fluoreto estanhoso ou ao tetrafluoreto de titânio, em controlar a lesão de erosão em esmalte dental humano

Processo: 18/09716-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2018
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2020
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Patricia Moreira de Freitas Costa e Silva
Beneficiário:Yael Engel
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Dentística   Tetrafluoreto de titânio   Erosão
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Erosão | Fluoreto estanhoso | Laser de CO2 | Tetrafluoreto de Titânio | Dentística

Resumo

Considerando os resultados positivos da literatura quanto à utilização do laser de CO2 na prevenção de lesões de cárie e os resultados promissores em relação à redução da erosão de esmalte, este estudo in vitro tem como objetivo avaliar o potencial do laser de CO2 (9,3 µm) - associado ou não ao fluoreto estanhoso ou ao tetrafluoreto de titânio - em controlar a lesão de erosão em esmalte dental humano. Noventa fragmentos de esmalte dental serão selecionados e, após a formação de lesão inicial, divididos aleatoriamente em 9 grupos de tratamento de superfície (n=10): G1 - água destilada (controle negativo); G2 - solução de AmF/NaF/SnCl2 (pH 4,5); G3 - gel de TiF4 a 4% (pH 1,5); G4 - laser de CO2 (9,3 µm) (P1); G5 - Laser de CO2 (9,3 µm) (P1) + Solução de AmF/NaF/SnCl2; G6 - Laser de CO2 (9,3 µm) (P1) + gel de TiF4 a 4%; G7 - Laser de CO2 (9,3 µm) (P2); G8 - Laser de CO2 (9,3 µm) (P2) + Solução de AmF/NaF/SnCl2 e G9 - laser de CO2 (9,3 µm) (9,3 µm) (P2)+ gel de TiF4 a 4%. As amostras serão, então, submetidas a 10 dias de ciclagem erosiva através de 06 imersões alternadas em soluções de ácido cítrico (1%, pH 2,3, 2 minutos, 6x/dia) e solução remineralizadora. Dois parâmetros de irradiação com o laser de CO2 (9,3 µm) serão testados (P1 e P2), seguidos de uma aplicação ativa por 4 minutos de 20 µl do gel de TiF4 ou imersão diária em 5 ml da solução de AmF/NaF/SnCl2 por 02 minutos. Após a formação das lesões iniciais, imediatamente após os tratamentos de superfície, após 05 dias de ciclagem e ao final dos 10 dias de ciclagem erosiva, a perda de tecido superficial (µm) será obtida por meio de perfilometria óptica sem contato. Após a perfilometria, serão avaliadas qualitativamente, por meio de microscopia eletrônica de varredura, 27 amostras (n=3) submetidas aos 10 dias de ciclagem erosiva e 27 amostras extras (n=3) submetidas apenas aos tratamentos de superfície. Os resultados da perfilometria óptica serão submetidos a testes de homogeneidade e normalidade para determinação do teste estatístico mais adequado (±=5%).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ENGEL, Yael. Avaliação in vitro do potencial do laser de CO2 (9.3 µm), associado ou não ao NaF e ao AmF/NaF/SnCl2, em controlar a erosão em esmalte dental humano. 2020. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia (FO/SDO) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.