Busca avançada
Ano de início
Entree

Condicionador eletrônico de potência para barramento CC em sistema elétrico aeronáutico

Processo: 18/21436-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Vigência (Início): 20 de janeiro de 2019
Vigência (Término): 06 de abril de 2019
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos
Pesquisador responsável:Jose Antenor Pomilio
Beneficiário:Mateus Pinheiro Dias
Supervisor: Paolo Mattavelli
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa: Università degli Studi di Padova, Itália  
Vinculado à bolsa:17/11623-0 - Condicionador eletrônico de potência para barramento de tensão CC em sistema elétrico aeronáutico, BP.MS
Assunto(s):Eletrônica de potência   Aeronáutica   Qualidade da energia elétrica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aeronáutica | Condicionador de energia elétrica | eletrônica de potência | Qualidade de energia elétrica | Redistribuidores de Corrente | Eletrônica de Potência

Resumo

Este projeto trata sobre a qualidade de energia em ambientes aeronáuticos. O conceito More Electric Aircraft-MEA é baseado na substituição de atuadores pneumáticos ou hidráulicos por atuadores eletromecânicos, a qual ocasiona o aumento do consumo de energia elétrica dentro de um avião. Este projeto está ligado à proposta de mestrado do candidato, que foca no estudo e a implementação de um Condicionador eletrônico de Potência (CEP) para mitigar os efeitos indesejados encontrados nos alimentadores do barramento CC. Este CEP deve lidar com o desbalanço de corrente entre os alimentadores do barramento CC para a adequação com as normas de qualidade de energia. Para este estágio no exterior, os objetivos são a modelagem dinâmica e o estudo de estratégias de controle para o CEP. Soluções digitais de controle com DSPs, FPGAs ou outros microcontroladores também poderão ser estudadas durante este estágio. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DIAS, MATEUS P.; GUILLARDI JR, HILDO; GUERREIRO, JOEL F.; OTA, JOAO I. Y.; POMILIO, JOSE A.; MATTAVELLI, PAOLO; BATSCHAUER, AL; FILHO, AJS; RECH, C; BRANDAO, DI; et al. DC Current Redistributor for Electric Aircraft System. 2019 IEEE 15TH BRAZILIAN POWER ELECTRONICS CONFERENCE AND 5TH IEEE SOUTHERN POWER ELECTRONICS CONFERENCE (COBEP/SPEC), v. N/A, p. 6-pg., . (18/13993-1, 18/21436-5, 17/05565-7, 17/11623-0, 14/11720-7)
DAMASCENO, DEBORA PEREIRA; DIAS, MATEUS PINHEIRO; OTA, JOAO I. Y.; POMILIO, JOSE ANTENOR; IEEE. A Passive Islanding Detection Scheme for a Bipolar DC Microgrid. 2022 IEEE 7TH SOUTHERN POWER ELECTRONICS CONFERENCE, SPEC, v. N/A, p. 6-pg., . (17/11623-0, 16/08645-9, 18/21436-5)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.