Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência dos contextos e das situações de aprendizagem na formação de treinadores de handebol de equipes de formação do Estado de São Paulo

Processo: 18/04829-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2018
Vigência (Término): 31 de outubro de 2020
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Rafael Pombo Menezes
Beneficiário:Walmir Romário dos Santos
Instituição-sede: Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):19/14599-8 - Processo de formação de treinadores de handebol no Brasil e Portugal: análise dos discursos de acadêmicos e egressos, BE.EP.MS
Assunto(s):Pedagogia do esporte   Handebol

Resumo

O processo de ensino-aprendizagem-treinamento é extremamente complexo e pode refletir a trajetória do treinador, tanto no que diz respeito aos conteúdos com os quais teve contato no âmbito acadêmico (contexto formal), quanto na atuação deste como atleta e treinador (contexto informal). O objetivo deste projeto é investigar o processo de formação profissional dos treinadores de equipes de handebol do Estado de São Paulo. Para isso, serão contatados e entrevistados os treinadores das duas maiores Ligas do Estado que atuam com equipes de diferentes categorías (sub-12, sub-14, sub-16 e sub-18). Por buscar acesso aos discursos que refletem os aspectos formativos dos treinadores, serão utilizados os preceitos da pesquisa qualitativa. Para a produção de dados será realizada a entrevista semiestruturada com cada treinador, a partir de um instrumento (a ser submetido a experimento piloto) que permita identificar diferentes aspectos relacionados aos mais variados contextos formativos (formal, não-formal e informal). A tabulação e a análise dos discursos serão realizadas a partir do método do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), que possibilita expressar o pensamento de um grupo de pessoas a partir da agregação de trechos contínuos e/ou descontínuos não perdendo a essência do discurso original.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, Walmir Romário dos. Análise das situações de aprendizagem de treinadores de handebol de equipes de formação no Estado de São Paulo. 2021. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP) Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.