Busca avançada
Ano de início
Entree

Alterações fisiopatológicas durante a inflamação sistêmica

Processo: 18/18459-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de novembro de 2018
Vigência (Término): 30 de abril de 2019
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Geral
Pesquisador responsável:Luiz Guilherme de Siqueira Branco
Beneficiário:Aline Alves de Jesus
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:16/17681-9 - Alterações fisiopatológicas durante a inflamação sistêmica, AP.TEM
Assunto(s):Síndrome de resposta inflamatória sistêmica   Sepse   Endotoxinas   Óxido nítrico
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Lps | No | Sepse | Controle da ventilação pulmonar e respostas fisiopatológicas frente à inflamação sistêmica

Resumo

A síndrome da resposta inflamatória sistêmica (SIRS) é um estado inflamatório que afeta todo o organismo e representa grave risco à vida do indivíduo. A sepse e sua complicação mais comum (choque séptico) fazem parte desta síndrome e são as maiores causas de mortes em Unidades de Terapia Intensiva em todo o mundo, apesar dos grandes avanços tecnológicos recentes. A falta de conhecimento dos mecanismos fisiopatológicos da doença e o envelhecimento da população são fatos relacionados a esta realidade. Frente a esta falta de conhecimento, a administração sistêmica de endotoxina (lipopolissacarídeo - LPS) vem sendo amplamente utilizada como modelo de estudo da sepse em animais experimentais. Nos últimos 20 anos, solidificamos em nossos laboratórios, a utilização deste modelo para desvendar os mecanismos envolvidos nas respostas ao desafio imune, relacionados à participação dos neuromoduladores gasosos (óxido nítrico, monóxido de carbono e sulfeto de hidrogênio), agindo no sistema nervoso central, durante a inflamação sistêmica. Estes estudos resultaram em publicações em revistas indexadas de alto impacto e capítulos em livros nacionais e internacionais; fatos que reforçam o reconhecimento da comunidade científica mundial frente à nossa produção de conhecimento. O presente projeto pretende tornar esta produção mais eficiente, viabilizando o aumento do número de alunos e pesquisadores envolvidos, expandindo o conhecimento sobre as alterações nervosas, hormonais, cardiovasculares, termorreguladoras e comportamentais durante e após a inflamação sistêmica experimental induzida por injeção de endotoxina.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JESUS, ALINE A.; PASSAGLIA, PATRICIA; SANTOS, BRUNA M.; RODRIGUES-SANTOS, ISABELLE; FLORES, RAFAEL A.; BATALHAO, MARCELO E.; STABILE, ANGELITA M.; CARNIO, EVELIN C.. Chronic molecular hydrogen inhalation mitigates short and long-term memory loss in polymicrobial sepsis. Brain Research, v. 1739, . (18/18459-3, 16/09364-3, 14/22477-6, 15/09857-7)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.