Busca avançada
Ano de início
Entree

Algoritmos e modelos para problemas de corte e empacotamento

Processo: 18/19217-3
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado Direto
Vigência (Início): 09 de fevereiro de 2019
Vigência (Término): 08 de agosto de 2019
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Teoria da Computação
Pesquisador responsável:Flávio Keidi Miyazawa
Beneficiário:Vinícius Loti de Lima
Supervisor no Exterior: Manuel Iori
Instituição-sede: Instituto de Computação (IC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa: Università degli Studi di Modena e Reggio Emilia, Modena (UNIMORE), Itália  
Vinculado à bolsa:17/11831-1 - Algoritmos e modelos para problemas de corte e empacotamento, BP.DD
Assunto(s):Problemas de corte e empacotamento   Problemas de corte bidimensional   Otimização combinatória   Funções ortogonais

Resumo

Problemas de corte e empacotamento são frequentemente considerados como aplicações no mundo real. Ambas classes de problemas podem ser consideradas teoreticamente equivalentes, sendo que cortar um item de um recipiente pode ser equivalente a posicionar um item em um recipiente. Nesse projeto, nós consideramos problemas de empacotamento ortogonal, principalmente em suas versões bidimensionais e tridimensionais. Esses problemas consideram o posicionamento de hiper-retângulos chamados de items em hiper-retângulos maiores chamados de recipientes. Muitos dos problemas de empacotamento apresentados na literatura podem ser resolvidos por algoritmos que dependem de um problema de decisão, que determina a existência de um empacotamento de items factíveis dentro de um recipiente. Esse problema de decisão, chamado de orthogonal packing problem, é um problema NP-completo que vem sido estudado extensivamente na literatura. Ao melhor de nossos conhecimentos, a última survey em problemas de empacotamento bidimensional foi proposta a mais de uma década atrás. Desde então, a literatura mudou muito, no que diz respeito aos problemas de empacotamento bidimensional. Portanto, um dos objetivos deste projeto é propor um extenso estudo sobre problemas de empacotamento bidimensional, com o objetivo de escrever uma pesquisa abordando esses problemas. A partir deste extenso estudo, pretendemos também propor algoritmos e modelos eficientes para problemas de empacotamento bidimensionais e tridimensionais, principalmente para o orthogonal packing problem, com a motivação de que ele possa ser usado como uma sub-rotina para resolver outros problemas. Pretendemos fazer um extenso estudo computacional dos métodos propostos, para analisar sua eficiência, visando melhorar os resultados dos métodos propostos na literatura. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
IORI, MANUEL; DE LIMA, VINICIUS L.; MARTELLO, SILVANO; MIYAZAWA, FLAVIO K.; MONACI, MICHELE. Exact solution techniques for two-dimensional cutting and packing. European Journal of Operational Research, v. 289, n. 2, p. 399-415, MAR 1 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.