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Dificuldades de aprendizagem e problemas comportamentais no Ciclo I do Ensino Fundamental: contribuições para a análise dessa relação

Processo: 17/21975-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2018
Vigência (Término): 31 de outubro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Sylvia Domingos Barrera
Beneficiário:Eduardo Henrique Moriel
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino fundamental   Escolarização   Transtornos de aprendizagem   Comportamento na sala de aula   Análise de dados   Análise de variância   Inquéritos e questionários
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:dificuldades de aprendizagem | Ensino Fundamental | Problemas comportamentais | Dificuldades de aprendizagem

Resumo

Dificuldades de aprendizagem podem manifestar-se logo nos primeiros anos de escolarização e, frequentemente, são acompanhadas por problemas de ordem emocional/comportamental. No entanto, ainda não está bem estabelecida na literatura qual a direção da relação entre problemas de comportamento e as dificuldades em aprender. Dessa maneira, o objetivo geral desta pesquisa é investigar as relações entre problemas comportamentais e dificuldades de aprendizagem, em alunos do Ciclo I do Ensino Fundamental (EF). Como objetivos específicos, pretende-se quantificar e mapear as dificuldades de aprendizagem e os problemas comportamentais apresentados pelos alunos no decorrer do EF, além de analisar o comportamento dessas variáveis em função das séries escolares e do sexo dos alunos. O estudo seguirá um delineamento descritivo, de caráter transversal. Serão convidados a participar da pesquisa todos os pais e professores dos alunos do 1º ao 5º ano, de uma escola pública, escolhida por conveniência. As informações referentes aos problemas comportamentais serão obtidas a partir do Questionário de Capacidades e Dificuldades (SDQ-Por), a ser respondido pelos pais, enquanto as dificuldades de aprendizagem serão avaliadas pelos professores, que responderão a um questionário da versão brasileira do Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais (SSRS-BR). A análise dos dados será feita quantitativamente, através do Programa SPSS (Statistical Package for Social Sciences), por meio de técnicas de análise de correlação, análise de variância (ANOVA) e Teste t.

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