Busca avançada
Ano de início
Entree

Revisão taxonômica e análise filogenética de Pholeomyia Bilimek, 1867 (Diptera: Milichiidae: Milichiinae)

Processo: 18/14504-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2018
Vigência (Término): 30 de setembro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Dalton de Souza Amorim
Beneficiário:Heloísa Fernandes Flores
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Região neotropical   Sistemática   Diptera
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Diptera | Milichiidae | Morfologia comparada | Região Neotropical | Sistematica | Taxonomia | Taxonomia e Sistemática de Diptera

Resumo

Milichiidae (Diptera: Schizophora) é uma família de dípteros acaliptrados com 347 espécies descritas para o mundo, distribuídas em 18 gêneros. A família está presente em todas as regiões biogeográficas e estima-se haver ainda uma grande quantidade de espécies por serem descritas. Há diversos aspectos da sistemática do grupo a serem propriamente compreendidos, incluindo questões sobre a biologia das espécies, problemas de homologia entre escleritos da terminália masculina e as relações de parentesco filogenético entre espécies e gêneros. Entre os gêneros da família, Pholeomyia Bilimek apresenta 39 espécies descritas, das quais 27 na região Neotropical. Não há uma revisão do gênero na literatura. Não há, igualmente, trabalhos que estabeleçam as relações de parentesco entre as espécies do gênero ou mesmo hipóteses de monofiletismo do gênero a partir de sinapomorfias robustas. O estudo da diversidade da família deve permitir, ademais de avanços no conhecimento taxonômico do grupo, uma compreensão do plano-básico do gênero para diversas estruturas do corpo, de modo a auxiliar em uma discussão de evolução de clados mais abrangentes na filogenia de Milichiidae. Este trabalho corresponde a um esforço para organizar o conhecimento da taxonomia de Pholeomyia, da distribuição geográfica de suas espécies e da sistemática do grupo. Para o desenvolvimento deste trabalho, espécimes coletados em diferentes localidades e depositados em distintas instituições serão estudados, além do material-tipo das espécies do gênero. Será realizada uma análise cladística com uma ampla amostragem das espécies do gênero e um número considerável de grupos externos dentro da família e de outras famílias de Carnoidea.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FLORES, HELOISA FERNANDES; PIRANI, GABRIELA; GAIMARI, STEPHEN D.; AMORIM, DALTON DE SOUZA. Two new species of Neotraginops Prado from Costa Rica and Brazil (Diptera: Odiniidae: Traginopinae). Zootaxa, v. 5048, n. 2, p. 176-190, . (16/21333-6, 18/14504-4)
PAULA RAILE RICCARDI; DIEGO AGUILAR FACHIN; ROSALY ALE-ROCHA; EDNA MARIA AMARAL; DALTON DE SOUZA AMORIM; LEONARDO HENRIQUE GIL-AZEVEDO; RENATO SOARES CAPELLARI; DANIEL DIAS DORNELAS DO CARMO; CLAUDIO JOSÉ BARROS DE CARVALHO; GUSTAVO BORGES FERRO; et al. Checklist of the dipterofauna (Insecta) from Roraima, Brazil, with special reference to the Brazilian Ecological Station of Maracá. Papéis Avulsos de Zoologia (São Paulo), v. 62, . (16/50369-9, 21/08713-2, 13/16524-9, 18/14504-4, 16/02475-4, 14/05793-1, 12/12843-0, 12/23200-2)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FLORES, Heloísa Fernandes. Pequenas moscas brilhantes: sistemática de Pholeomyia Bilimek, 1867 (Diptera: Milichiidae: Milichiinae). 2021. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.