Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da influência de miRNAs na subvirilização de pacientes portadores de DDS 46,XY com diagnóstico indeterminado

Processo: 18/02895-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2018
Vigência (Término): 30 de novembro de 2020
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Sorahia Domenice
Beneficiário:Felipe Martins Elias
Instituição Sede: Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Endocrinologia   MicroRNAs
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dds | Doenças de desenvolvimento sexual | miRNAs | subvirilização | Endocrinologia

Resumo

Os distúrbios do desenvolvimento sexual (DDS) afetam 1:1000-4500 nascidos vivos e são definidos como alterações nas quais o desenvolvimento cromossômico, gonadal ou genital são atípicos. Os pacientes portadores de DDS 46,XY apresentam um amplo espectro fenotípico e muitos apresentam genitália atípica ao nascimento. A avaliação diagnóstica de um paciente portador de DDS inclui dosagens hormonais, estudos radiológicos, citogenéticos e moleculares. Porém, uma porcentagem significativa de pacientes permanece sem etiologia e tem diagnóstico indeterminado. Para melhor avaliar estes casos sem diagnóstico estabelecido, este projeto propõe estudar o perfil de expressão de miRNAs validados experimentalmente, que regulam o Receptor Androgênico. Os miRNAs são pequenos RNAs não codificantes de proteína, que se ligam por complementariedade a região 3´UTR de mRNA alvos, bloqueando a síntese proteica. A exemplo, já se tem relatado na literatura que a expressão diferencial do miRNA miR-200c foi validado em amostras de tecido genital de ratos hipospádicos e em linhagem celular derivada deste tecido, sugerindo a influência de miRNAs no desenvolvimento desta anormalidade genital nestes animais. Em nosso projeto, selecionaremos dez pacientes portadores de DDS 46,XY com diagnóstico indeterminado, que tem acompanhamento no Ambulatório de Endocrinologia do Hospital das Clínicas (HC-FMUSP), e que serão submetidos a cirurgia de genitoplastia. O grupo controle será constituído por indivíduos 46,XY de diferentes faixas etárias (n=15), que serão submetidos a cirurgia de postectomia e que não apresentam outras anormalidades genito-urinárias. Este estudo original permitirá avaliar um possível papel dos miRNAs no processo de subvirilização genital em pacientes DDS 46,XY com diagnóstico indeterminado.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ELIAS, Felipe Martins. Perfil de expressão plasmática dos microRNAs miR-200c e miR-210 em pacientes portadores de diferenças do desenvolvimento sexual (DDS) 46,XY de causa indeterminada. 2020. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina (FM/SBD) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.