Busca avançada
Ano de início
Entree

Misturas de líquidos iônicos para otimização de supercapacitores

Processo: 18/19459-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2018
Vigência (Término): 31 de julho de 2021
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Roberto Manuel Torresi
Beneficiário:Primaggio Silva Mantovi
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:15/26308-7 - Otimização das propriedades físico-químicas de materiais nano-estruturados e suas aplicações em reconhecimento molecular, catálise e conversão/armazenamento de energia, AP.TEM
Assunto(s):Eletroquímica   Líquidos iônicos   Eletrólitos   Supercapacitores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:capacitores eletroquímicos | líquidos iônicos | Eletroquímica

Resumo

Estudos sobre supercapacitores vêm sendo alvo em pesquisas que querem novos dispositivos que possam otimizar ou até substituir o funcionamento de baterias íon-Lítio. Os principais pontos negativos das baterias são sua vida útil limitada e baixa potência de operação, ambos são devido ao fato destes dispositivos dependerem de reações faradaicas. Já os capacitores eletroquímicos de dupla camada são capazes de operar em alta potência por centenas de milhares de ciclos a mais. Embora estes dois dispositivos dependerem de processos de armazenamento diferentes, eles caminham para o mesmo objetivo: o aumento de potência e de energia. Para isso, devem ser analisadas formas de aumentar a capacitância e a janela de operação dos capacitores eletroquímicos. O foco para este problema deve ser no principal material que a voltagem de operação depende: o eletrólito. A mistura entre líquidos iônicos pode ser um dos avanços para superar estes obstáculos, uma vez que isto pode melhorar as características físico-químicas do eletrólito, diminuindo sua viscosidade, aumentando sua condutividade e melhorando sua estabilidade eletroquímica. Serão preparadas misturas de líquidos iônicos, e suas propriedades físico-químicas serão medidas e avaliadas (viscosidade, densidade e condutividade iônica). Além disso, serão feitas análises em células eletroquímicas de dois e de três eletrodos, possibilitando gerar dados úteis para as análises, como por exemplo a voltagem máxima de operação e a relação de carga por massa do eletrodo para otimização das células. O principal objetivo deste projeto é proporcionar dados que mostram a influência de cada líquido iônico, em presença de outros, na capacitância da célula para um melhor desempenho do supercapacitor.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARTINS, VITOR L.; MANTOVI, PRIMAGGIO SILVA; TORRESI, ROBERTO M.. Suppressing early capacitance fade of electrochemical capacitors with water-in-salt electrolytes. Electrochimica Acta, v. 372, . (13/22748-7, 18/19459-7, 15/26308-7)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.