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Psicopatologia e família: contribuições da avaliação psicológica para a compreensão adolescentes com transtornos alimentares e seus país

Processo: 18/14623-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2018
Vigência (Término): 31 de outubro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Fundamentos e Medidas da Psicologia
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Valéria Barbieri
Beneficiário:Rafaela Gonçalves Carvalho
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Transtornos da alimentação e da ingestão de alimentos   Família   Adolescentes   Avaliação psicológica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:adolescentes | Avaliação psicológica | familia | transtornos alimentares | Psicologia

Resumo

A família é considerada a matriz intersubjetiva fundadora da vida psíquica. Na contemporaneidade as relações familiares têm se alterado, influenciando as formas de adoecimentos dos filhos, principalmente no que se refere a patologias ligadas à autoimagem, como é o caso dos Transtornos Alimentares (TAs). Para explorar mais a fundo as questões subjetivas do adoecimento e sua relação com os vínculos parentais, faz-se necessária a avaliação psicológica de jovens acometidos por esses transtornos e suas famílias. Este projeto terá como objetivo estudar famílias de adolescentes com TAs comparativamente a família de adolescentes sem queixas e eutróficas, por meio da realização de um psicodiagnóstico em pais e suas filhas. A amostra será constituída por 10 famílias (pais, mães e filhas) compostas por adolescentes sem queixas e eutróficas, que constituirão o Grupo de Comparação e 10 famílias (pais, mães e filhas) compostas por adolescentes que tenham diagnóstico de Transtorno Alimentar e estejam em tratamento, que constituirão o Grupo Clínico. Os participantes que preencherem os critérios de inclusão serão avaliados, através de entrevistas, Psicodiagnóstico de Rorschach e Desenho História, com objetivo de construir um diagnóstico compreensivo de cada membro e da família como um todo.

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