Busca avançada
Ano de início
Entree

Prevalência e características do uso de contracepção de emergência no município de São Paulo

Processo: 17/25701-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2018
Vigência (Término): 30 de setembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Pesquisador responsável:Tania Di Giacomo Do Lago
Beneficiário:Tais Boueri Ramos
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP). Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Saúde reprodutiva   Mulheres   Prevalência   Anticoncepção   Coleta de dados   Inquéritos e questionários   São Paulo (SP)

Resumo

As informações mais recentes sobre a prevalência de anticoncepção de emergência (AE) em mulheres de idade fértil foram obtidas em 2006. Um inquérito populacional sobre práticas contraceptivas de mulheres com 15 a 44 anos de idade no município de São Paulo, foi realizado entre abril e outubro de 2015, denominado Práticas contraceptivas na cidade de São Paulo: prevalência, necessidades não atendidas e atuação do SUS. Nele foram entrevistadas 4.000 mulheres que residem na cidade. O questionário utilizado foi uma síntese do instrumento da Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde de 2006. A coleta de dados foi feita por meio de entrevistas, com auxílio de tablet. As respostas foram gravadas em uma base de dados gerada automaticamente pelo software e transferidas para um banco de dados virtual. O estudo foi financiado com recursos da FAPESP (Processo 2014/50115-1). Pretende se estudar os dados relativos ao uso da AE, de forma a identificar a prevalência de uso e o perfil das 1672 mulheres que já utilizaram alguma vez o contraceptivo hormonal oral de emergência e a cobertura do SUS nessa provisão. Os dados serão processados em SPSS e a análise estatística incluirá teste de diferença de proporções e análise multivariada. Solicita se concessão de uma bolsa de iniciação cientifica pelo período de 12 meses. O trabalho será orientado pela Profa. Tania Di Giacomo do Lago, também coordenadora do inquérito populacional.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)