Busca avançada
Ano de início
Entree

Taxonomia integrativa, filogenia e coevolução de monogenóideos (Platyhelminthes: Cercomeromorpha) parasitos de Ariidae (Osteichthyes: Siluriformes) da costa brasileira

Processo: 17/17531-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2018
Vigência (Término): 30 de abril de 2022
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - Recursos Pesqueiros Marinhos
Pesquisador responsável:Edson Aparecido Adriano
Beneficiário:Geusivam Barbosa Soares
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):21/07380-0 - Comparação de métodos de cofilogenia na análise de padrões de associação histórica entre monogenóideos e seus bagres marinhos (Siluriformes: Ariidae) na costa brasileira, BE.EP.DR
Assunto(s):Parasitologia   Filogenia   Bagre   Platyhelminthes   Osteichthyes   Ariidae   Zona costeira   Brasil

Resumo

Estimativas recentes sugerem que cerca de 250 espécies de metazoários invertebrados parasitam bagres marinhos da família Ariidae no mundo. Embora este número sugira que uma grande diversidade de parasitas utiliza esses organismos como hospedeiros, cabe refletir sobre o fato de que um número restrito de ariídeos tenham sido examinadas para parasitas. Tomando-se como exemplo os platelmintos parasitos da Classe Monogenoidea, apenas 19% das espécies válidas de ariídeos no mundo foram examinadas para este grupo de parasitas. Fica evidente que nosso conhecimento da diversidade deste grupo de organismos ainda é incompleto e que qualquer esforço em implementar um programa de pesquisa que vise documentar a diversidade de monogenóideos parasitas de bagres marinhos, contribuirá para o conhecimento sobre nossa biodiversidade. Este projeto visa inventariar a fauna de monogenóideos parasitos de bagres ariídeos da costa brasileira, com o intuito de levantar o alicerce necessário (i.e., taxonômico) para propor hipóteses filogenéticas para os monogenóideos estudados e elucidar os processos coevolutivos responsáveis pelos padrões de diversificação dos parasitos associados em ariídeos da costa brasileira. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SOARES, GEUSIVAM B.; DOMINGUES, MARCUS V.; ADRIANO, EDSON A. Morphological and molecular characterization of Udonella brasiliensis n. sp. (Monogenoidea), an epibiont on Caligus sp. parasite of Ariidae from the southeastern coast of Brazil. Parasitology International, v. 83, AUG 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.