Busca avançada
Ano de início
Entree

Diagnóstico ambiental do Córrego do Limoeiro à montante do Balneário da Amizade, em Álvares Machado e Presidente Prudente (São Paulo/ Brasil)

Processo: 18/09978-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2018
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2020
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Recursos Hídricos
Pesquisador responsável:Danielli Cristina Granado Romero
Beneficiário:Lucas Lima Ladeira
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Impactos ambientais   Condutividade elétrica   Monitoramento ambiental   Rios

Resumo

Os rios urbanos são peças fundamentais para as cidades, sendo utilizados para o abastecimento humano, fins paisagísticos, irrigação e até lazer. Entretanto, os usos inadequados dos recursos hídricos, a falta de controle e monitoramento, a ocupação inapropriada do solo e as mais diversas ações antrópicas vêm provocando impactos negativos a esses ambientes aquáticos superficiais. Em razão disso, este projeto de iniciação científica tem como área de estudo o Córrego do Limoeiro, afluente do rio Santo Anastácio que se localiza na divisa dos municípios de Presidente Prudente e Álvares Machado (SP), tendo como objetivo realizar um diagnóstico ambiental em trechos do curso d'água a partir da aplicação de um Protocolo de Avaliação Rápida de impactos ambientais e da análise de algumas variáveis relacionadas à qualidade da água. O protocolo analisa as características e condições da água, substrato, vegetação, ocupação nas margens, erosões, assoreamento, mata ciliar e o estado de conservação dos ambientes lóticos. Quanto aos parâmetros de qualidade da água, serão verificados condutividade elétrica, oxigênio dissolvido, pH, salinidade, temperatura, turbidez, os quais serão utilizados para fins de complementação e corroboração do diagnóstico.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)