Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da Diacereína no tratamento da doença periodontal induzida em molares de ratos

Processo: 18/11757-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2018
Vigência (Término): 31 de março de 2020
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Periodontia
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Paulo Sergio Cerri
Beneficiário:Renata Cristina Lima Silva
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Citocinas   Periodontite   Histologia   Doenças periodontais   Metaloproteinase 1 da matriz   Interleucina-1
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:citocinas | Doenças Periodontais | interleucina-1 | metaloproteinase 1 da matriz | Periodontite | Histologia

Resumo

A doença periodontal (DP), desencadeada por acúmulo bacteriano subgengival, leva a degradação dos tecidos moles e mineralizados do periodonto. A resposta imunoinflamtória promove o recrutamento de células específicas que liberam mediadores, dentre eles a interleucina-1 (IL-1), fator de necrose tumoral-alfa (TNF-±) e metaloproteinases da matriz (MMPs). Portanto, modular a resposta imunoinflamatória pode ser uma abordagem complementar no tratamento da DP. Há evidências de que a diacereína, uma medicação anti-IL-1, reduz a produção de MMPs e TNF-alfa. Assim, é provável que a diacereína exerça um papel benéfico no tratamento da DP. O objetivo do presente estudo é avaliar se a diacereína acelera a regressão da inflamação e reduz a perda óssea do processo alveolar. Serão utilizados 66 ratos Holtzman, distribuídos em 11 grupos. A DP será induzida com inserção de uma ligadura no 1o molar superior esquerdo por 7 dias. Neste momento, 12 animais serão sacrificados: 6 animais do grupo controle (GC) e 6 animais do grupo GP (periodontite induzida por 7 dias). Animais com a DP induzida receberão 100mg/kg de massa corpórea de diacereína (GPD) por gavagem ou receberão solução fisiológica (GPS) durante 7, 15 e 30 dias. Em cada período, 6 animais sem qualquer tratamento (periodonto saudável) serão sacrificados (grupo controle, GC). Após a eutanásia, fragmentos de maxila com os molares do lado esquerdo serão removidos e, imediatamente, imersos em solução de formaldeído a 4% tamponado com fosfato de sódio 0,1M e pH 7,2. Em seguida, os fragmentos de maxila serão descalcificados em EDTA a 7% durante aproximadamente 60 dias e, então, serão desidratados, diafanizados e incluídos em parafina. De cada espécime (maxila), 5 cortes sagitais semi-seriados (com distância mínima de 100 µm) serão corados com hematoxilina e eosina (HE) para análises morfológica e quantitativa dos seguintes parâmetros: densidade de volume de células inflamatórias e de fibroblastos na mucosa da gengiva interdentária, entre o 1o e 2o molares e mensuração das distâncias do epitélio juncional à junção cemento-esmalte (EJ-JCE) e da JCE à crista do processo alveolar (JCE-PA). A reação histoquímica para fosfatase ácida resistente ao tartarato (TRAP), usada como marcador de osteoclastos, será realizada em 2 cortes não seriados de cada espécime; a superfície do processo alveolar ao redor das raízes do 1º molar será mensurada e o número de osteoclastos TRAP-positivos será computado. Cortes semi-seriados serão também submetidos as reações imuno-histoquímica para detecção da IL-1 e MMP-1. Na mucosa da gengiva interdentária, entre o 1o e 2o molares, será obtida a densidade numérica de células imunopositivas à IL-1 e MMP-1, de todos os animais (todos os grupos). Os dados quantitativos serão submetidos à análise de variância de dois fatores (two-way ANOVA) e pós-teste de Tukey (p menor ou igual a 0,05).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LIMA SILVA, RENATA CRISTINA; SASSO-CERRI, ESTELA; CERRI, PAULO SERGIO. Diacerein-induced interleukin-1 beta deficiency reduces the inflammatory infiltrate and immunoexpression of matrix metalloproteinase-8 in periodontitis in rat molars. Journal of Periodontology, v. N/A, p. 13-pg., . (18/11757-9, 16/09264-9)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Renata Cristina Lima. Efeito da diacereína no tratamento da doença periodontal induzida em molares de ratos. 2020. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Odontologia. Araraquara Araraquara.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.