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Fim de Semana e Loteamento Clandestino: aproximações entre cinema, casa e cidade em São Paulo na década de 1970

Processo: 18/15268-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2018
Vigência (Término): 30 de setembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Ana Claudia Scaglione Veiga de Castro
Beneficiário:Mariana Barros de Menezes
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):História cultural   Cinema   Produção cinematográfica   Urbanização   Habitação popular   Periferia   São Paulo (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cinema documental | Ermínia Maricato | habitação popular | História Cultural | Periferia | São Paulo | História da cidade

Resumo

Tomando os dois filmes da arquiteta e urbanista Ermínia Maricato como ponto de partida, "Fim de Semana" (1975) e "Loteamento Clandestino" (1978), a pesquisa pretende se aproximar das discussões a respeito da produção da cidade e da forma de morar dos pobres naquela que se tornava a principal metrópole sul-americana, São Paulo, buscando recuperar os diversos elementos que começavam a fazer parte dessa reflexão. Tem como fontes de pesquisa principais, além dos filmes, o livro também organizado pela urbanista, A produção capitalista da casa (e da cidade) no Brasil industrial, publicado em 1979, e que contou com prefácio de Francisco de Oliveira e artigos de Gabriel Bollaffi, Rodrigo Lefébvre, Nabil Bonduki e Raquel Rolnik. Como contraponto, os livros São Paulo 1975: crescimento e pobreza, organizado pela Comissão de Justiça e Paz e elaborado por pesquisadores ligados ao Centro Brasileiro de Planejamento (Cebrap), entre eles Fernando Henrique Cardoso, Paul Singer, Vinicius Caldeira Brant e Lucio Kowarik; e Quando a rua vira a casa, de Carlos Nelson Ferreira dos Santos e Arno Vogel, transformado em documentário por Tetê de Moraes em 1980, seguem como referenciais para a compreensão de um debate em formação, visando compreender o papel do estabelecimento de uma crítica paulista em relação à reflexão carioca.

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