Busca avançada
Ano de início
Entree

As escolas doutorais de Direito e o campo jurídico no Estado de São Paulo, Brasil

Processo: 18/13462-6
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 15 de dezembro de 2018
Vigência (Término): 14 de dezembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Ana Maria Fonseca de Almeida
Beneficiário:Vinicius Parolin Wohnrath
Supervisor no Exterior: Frederic Lebaron
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa: École Normale Supérieure, Cachan (ENS), França  
Vinculado à bolsa:17/18251-0 - Entre laicos e católicos: espaços de formação doutoral em Direito no Brasil contemporâneo, BP.PD
Assunto(s):Sociologia educacional

Resumo

No Brasil contemporâneo, o retorno à democracia foi marcado por esforços de juristas para reconfigurar o Estado, sobretudo por meio da produção da doutrina jurídica necessária para a conformação do Estado de Direito. Esse contexto coincide com a expansão do ensino jurídico, com o aumento do número de bacharéis em Direito e com a criação de programas de pós-graduação em Direito em diferentes regiões do País, tendo o campo jurídico passado por um significativo processo de diversificação e de reordenação. Considerando os juristas que disputaram o Estado, destacaram-se aqueles que possuem o título de doutor e são professores em universidades prestigiadas. Gradualmente, posicionaram-se em condições para produzir a doutrina e educar novas gerações de operadores do Direito, marcando as dinâmicas do espaço jurídico. Todavia, apesar da importância adquirida pelas escolas doutorais na definição das hierarquias nesse espaço de poder, persiste a necessidade de estudos mais aprofundados sobre as características e os modos de operação dessas escolas de alta formação jurídica e sobre os agentes responsáveis pela educação dos juristas - desafio que a pesquisa em curso na Unicamp vem enfrentando. Já foram coletados dados sobre as escolas doutorais (n=36) e sobre os professores habilitados para orientarem doutorados em Direito no País (n=1210). As relações entre os juristas que ocupam os cargos mais destacados em instituições judiciais e universidades também foram repertoriadas. O objetivo do estágio na École Normale Supérieure Paris-Saclay, sob a supervisão de Frédéric Lebaron, é aprofundar os quadros teóricos e metodológicos mobilizados nesse estudo, para melhor compreender as dinâmicas que contribuem para a legitimação dos juristas autorizados para "dizer o direito". Nesse sentido, tomaremos o Estado de São Paulo como estudo de caso. O estágio de pesquisa também permitirá realizar um estudo comparativo sobre a formação escolar das elites jurídicas brasileiras e francesas, possibilitando testar nossas abordagens analíticas e ferramentas de investigação em diferentes contextos e cenários.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)