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O lugar da astrologia nos estudos de Aby Warburg sobre o Renascimento

Processo: 18/06913-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2018
Vigência (Término): 30 de junho de 2020
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Fundamentos e Crítica das Artes
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Cássio da Silva Fernandes
Beneficiário:Priscila Risi Pereira Barreto
Instituição Sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Assunto(s):Iconologia   Astrologia   História da arte   Historiografia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aby Warburg | Astrologia | demonologia oriental | historiografia | Iconologia | História da Arte

Resumo

Se o problema de Aby Warburg (1866-1929) centrou-se na questão "o que significa a influência dos antigos para a civilização artística do primeiro Renascimento?" (WARBURG, 2013:461), a tópica da orientação do homem pelo cosmos perpassou sua investigação intelectual em ritmo constante. Indagando sobre a formação do homem moderno, liberto do servilismo medieval pela racionalidade (Per monstra ad sphaeram), investiga os percursos migratórios do imaginário astrológico e mitológico para a península itálica, defendendo a "ampliação metodológica das fronteiras da nossa ciência da arte em termos temáticos e espaciais" (WARBURG, 2013:475). Numa chave interdisciplinar que considera o vínculo entre arte e seu contexto histórico-cultural, Warburg atribui sentido de complementaridade aos documentos pictóricos e literários, superando uma abordagem estética formalista da arte. A fim de contribuir para o debate sobre a proposta de Warburg (2013:475) para uma "ciência da cultura" (Kulturwissenschaft), buscaremos compreender o papel metodológico das imagens astrológicas em seus estudos, identificando sua produção relativa ao tema, os meios de pesquisa e estudos correlatos de que fez uso, bem como a produção historiográfica relativa à sua obra intelectual. Aprofundaremos em seus estudos sobre o Palazzo Schifanoia, que para Warburg (2013:454) demonstrariam a dupla tradição antiga (mitológica e astrológica) numa circulação de iconologias que rompe com as barreiras Oriente x Ocidente. Afirmando que a "renovação da Antiguidade pagã no Renascimento" teria herdado concepções astrológicas da mitologia grega, intermediada por uma demonologia indiana e árabe, Warburg amplia a noção de 'Renascimento' e a própria ideia de 'Antigo'.

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