Busca avançada
Ano de início
Entree

Fabricação e caracterização de nanofibras de alginato/fibroína de seda incorporadas com óleo de pequi aplicadas no tratamento de feridas cutâneas

Processo: 17/26194-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2018
Vigência (Término): 30 de setembro de 2020
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Marcia Cristina Branciforti
Beneficiário:Francisco Vieira dos Santos
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Eletrofiação   Polímeros   Biomateriais   Engenharia tecidual
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biomateriais | Curativos cutâneos | eletrofiação | Engenharia de Tecidos | Óleo de Pequi | Polímeros | Engenharia de tecidos

Resumo

No Brasil, as lesões cutâneas constituem um grave problema de saúde pública, no que dizrespeito ao elevado número de doentes com algum tipo de lesão na pele. O grande número depessoas com algum tipo de úlcera ou queimadura contribui para elevar o gasto público em saúde,além disso, causa danos irreversíveis na qualidade de vida da população. Neste projeto, deseja-se utilizar os conhecimentos da engenharia de tecidos para produzir mantas eletrofiadas bioativas utilizando-se dois biopolímeros naturais (alginato e fibroína de seda) na forma de um curativo cutâneo. Contudo, a fibroína de seda quando utilizada de forma isolada na elaboração de um curativo apresenta baixas características físico-químicas e mecânicas. Neste contexto, o alginato surge como um propício candidato na melhoria das propriedades de intumescimento, resistênciamecânica, permeabilidade ao vapor d'água e oxigênio, hidrofilicidade, absorção de fluidos e capacidade hemostática do curativo. Além disso, o conhecimento das estruturas químicas e da morfologia da blenda, assim como, as características hidrofílicas e hidrofóbicas desses compostos permite obter um curativo cutâneo com sinergia nas propriedades de físicas, químicas, mecânicas, térmicas e biológicas. Em relação às propriedades antiinflamatória e cicatrizante, o atual projeto propõe a incorporação do óleo de pequi em combinação com os dois polímeros naturais associados com a técnica de eletrofiação para obtenção de curativos cutâneos que poderão ser aplicados no tratamento de feridas. Até o momento, pouco se sabe sobre as propriedades das blendas de alginato e fibroína de seda incorporadas com óleo de pequi produzidas por eletrofiação, e tal estudo certamente trará positivos impactos científicos e tecnológicos. Diante desse cenário, mantas eletrofiadas de blenda alginato/fibroína de seda incorporada com óleo de pequi, apresentam-se como promissores curativos cutâneos de baixo custo, com alto desempenho tecnológico e que poderão ser aplicadas no tratamento de feridas e queimaduras.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DOS SANTOS, FRANCISCO VIEIRA; YOSHIOKA, SERGIO AKINOBU; BRANCIFORTI, MARCIA CRISTINA. Large-area thin films of silk fibroin prepared by two methods with formic acid as solvent and glycerol as plasticizer. Journal of Applied Polymer Science, v. 138, n. 31, p. 14-pg., . (17/26194-7)
DOS SANTOS, FRANCISCO VIEIRA; YOSHIOKA, SERGIO AKINOBU; BRANCIFORTI, MARCIA CRISTINA. Large-area thin films of silk fibroin prepared by two methods with formic acid as solvent and glycerol as plasticizer. Journal of Applied Polymer Science, . (17/26194-7)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, Francisco Vieira dos. Desenvolvimento e caracterização de filmes finos de fibroína de seda visando aplicações biomédicas. 2022. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/SBD) São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.