Busca avançada
Ano de início
Entree

Captura de CO2 em carvões ativados derivados da biomassa de bagaço de cana de açúcar (Saccharum officinarum)

Processo: 18/03138-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2018
Vigência (Término): 31 de agosto de 2020
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Florestais e Engenharia Florestal - Energia de Biomassa Florestal
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:André Henrique Rosa
Beneficiário:Christiano Bruneli Peres
Instituição Sede: Instituto de Ciência e Tecnologia. Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Sorocaba. Sorocaba , SP, Brasil
Assunto(s):Carvão ativado   Biomassa
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biomassa | Captura de CO2 | carvão ativado | Ciências Ambientais

Resumo

A elevada preocupação com as questões ambientais recorrentes, em especial o aquecimento global, aderidos a busca concreta pela redução das emissões de gases de efeito estufa na atmosfera, tem alavancado a pesquisa e desenvolvimento de tecnologias que visam a captura e armazenamento de CO2. Materiais sólidos adsorventes estão sendo utilizados com o objetivo de adsorver gases poluentes. Um desses materiais é o carvão ativado advindo de biomassas, que possui uma acessibilidade econômica favorável, se comparada aos materiais adsorventes sintéticos e comerciais. Os carvões ativados serão preparados e caracterizados a partir da biomassa lignocelulósica do bagaço de cana de açúcar (Saccharum officinarum). O bagaço da cana será usado como adsorvente na captura de CO2. Para isso, a pirólise da biomassa será previamente realizada, e a ativação química dos carvões, será feita com o hidróxido de potássio (KOH). O objetivo do trabalho, será a captura de CO2 adotando carvões ativados de biomassas como adsorventes, além da caracterização desses produtos. Para a captura do dióxido de carbono, será realizado por termogravimetria, em um analisador termogravimétrico, os dados obtidos serão trabalhados no modelo cinético de pseudo-segunda ordem, obtendo as concentrações de adsorção do gás no adsrovente. Será obtido também a área superficial específica (método BET), volume e tamanho de poros (método BJH), em analisador de adsorção e área superficial. Para caracterização, serão feitas: análise térmica, difração de raios-X, microscopia eletrônica de varredura (MEV) com espectroscopia de energia dispersiva por raios-X (EDX) e espectroscopia de infravermelho por transformada de Fourier (FTIR).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PERES, CHRISTIANO BRUNELI; ROSA, ANDRE HENRIQUE; DE MORAIS, LEANDRO CARDOSO. Investigation of pyrolysis kinetics parameters and thermal behavior of thermochemically modified bagasse for bioenergy potential. SN APPLIED SCIENCES, v. 3, n. 3, . (18/03138-7)
PERES, CHRISTIANO BRUNELI; ROSA, ANDRE HENRIQUE; DE MORAIS, LEANDRO CARDOSO. CO2 adsorption of bagasse waste feedstock using thermogravimetric analyses. JOURNAL OF THERMAL ANALYSIS AND CALORIMETRY, . (18/03138-7)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PERES, Christiano Bruneli. Captura de co2 em carvões ativados derivados da biomassa de bagaço de cana de açúcar. 2020. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Ciência e Tecnologia. Sorocaba Sorocaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.