Busca avançada
Ano de início
Entree

As helênicas de xenofonte: introdução, tradução e notas

Processo: 18/07096-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2018
Vigência (Término): 31 de outubro de 2021
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Línguas Clássicas
Pesquisador responsável:Breno Battistin Sebastiani
Beneficiário:Emerson Cerdas
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Tradução

Resumo

Se foi um autor de grande influência até o século XVIII, a partir do dezenove asobras de Xenofonte de Atenas têm tido pouco espaço na crítica literária, sendoutilizadas e analisadas mais como um acervo de informações sobre a Grécia Antiga doque pelas suas qualidades literárias. A ausência de traduções de suas narrativas é umbom exemplo da pouca atenção que lhes é dada modernamente, embora nesses textosXenofonte demonstre seu potencial literário, pela sua escrita híbrida, misturandogêneros e estilos. Destas obras, destacam-se As Helênicas em que Xenofonte se propõecontinuador de Tucídides ao escrever a história da Grécia a partir do ponto em que estedeixara inacabada por causa de sua morte. Embora seja, entre as narrativas deXenofonte, a que mais se aproxima do gênero historiográfico, também nela a sua escritahíbrida se faz presente. Assim, nossa proposta de pesquisa é apresentar a primeiratradução integral dessa obra em língua portuguesa, com notas explicativas, não só paratornar acessível ao leitor de língua portuguesa a obra deste autor clássico, mas tambémpara construir em português uma tradução que busque reconstruir o estilo e a dicção deXenofonte como escritor.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
EMERSON CERDAS. Platão. Menêxeno. Introdução, tradução e notas. ARCHAI-REVISTA DE ESTUDOS SOBRE AS ORIGENS DO PENSAMENTO OCIDENTAL, n. 30, p. -, 2020.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.