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Interação pelo Olhar em Computação Vestível: uma Interface para a Internet das Coisas

Processo: 18/12247-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de agosto de 2018
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Pesquisador responsável:Carlos Hitoshi Morimoto
Beneficiário:Raiza Tamae Sarkis Hanada
Instituição Sede: Instituto de Matemática e Estatística (IME). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:16/10148-3 - Interação pelo Olhar em Computação Vestível: uma Interface para a Internet das Coisas, AP.R
Assunto(s):Computação vestível   Internet das coisas   Interface usuário-computador
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Computação Vestível | Interação Humano Computador | Interação por meio do olhar | Internet das Coisas | Interação homem computador

Resumo

A Internet das Coisas (IoT) vai permitir que um grande número de dispositivos se comuniquem conosco para os mais diversos propósitos. Criar uma forma eficaz, segura e robusta para interagir com esses dispositivos é um dos grandes desafios dessa área emergente. Nesse projeto propomos investigar o uso de plataformas computacionais vestíveis, enriquecidas com a informação do olhar, para interação com dispositivos IoT. Apesar de vários avanços recentes da computação vestível (CV), essa tecnologia ainda não atingiu grande alcance comercial, em parte devido a dificuldade de interação e limitação de suas aplicações. O estado atual da tecnologia de interação pelo olhar também apresenta restrições apesar de ser utilizada com relativo sucesso em interfaces para pessoas com deficiências físicas. Uma possível contribuição desse projeto será o desenvolvimento de uma forma ainda pouco explorada de interação em computação vestível. Em particular, para interações simples e rápidas em um contexto de IoT, o olhar pode fornecer à plataforma vestível informações importantes sobre o contexto para serem utilizadas pelas aplicações vestíveis.Um primeiro objetivo dessa pesquisa é o desenvolvimento de uma plataforma computacional vestível composta basicamente por um notebook, uma micro-monitor montado à frente do olho do usuário e um rastreador de olhar. Serão investigados dois modelos de monitores, um monocular e outro binocular. Uma vez construída essa plataforma, investigaremos como o olhar pode ser utilizado na interação, desenvolvendo novas interfaces de realidade aumentada para dispositivos IoT controladas pelo olhar. Esse projeto será desenvolvido com a participação de vários alunos da graduação e pós-graduação da USP.

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