Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência do lítio na interação neurônio-glia em neurônios hipocampais

Processo: 18/08621-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2018
Vigência (Término): 30 de abril de 2019
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Psiquiatria
Pesquisador responsável:Vanessa de Jesus Rodrigues de Paula
Beneficiário:Nicole Kemberly Ribeiro Rocha
Instituição Sede: Instituto de Psiquiatria Doutor Antonio Carlos Pacheco e Silva (IPq). Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Biologia computacional   Neurociências   Fármacos neuroprotetores   Microglia   Lítio   Hipocampo   Neuroproteção   Neuropatologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Hipocampo | Lítio | neurônio-glia | Neuroproteção | Neurociencias

Resumo

Nos últimos anos tem-se dado atenção especial aos possíveis efeitos neuroprotetores do lítio, especialmente pela descoberta de seus efeitos reguladores sobre proteínas pró e anti apoptóticas. O lítio aumenta substancialmente a expressão de proteínas citoprotetoras no sistema nervoso central, tanto em córtex de rato quanto em células humanas de origem neuronal. Além de ações neuroprotetoras, ele auxilia na regeneração de axônios no sistema nervoso central de mamíferos. O lítio regula negativamente a expressão e atividade de enzimas que exercem importantes funções na homeostase cerebral, regulando a síntese de glicogênio sob influência da cascata insulínica além da remodelagem do citoesqueleto (plasticidade sináptica, neurogênese e fosforilação da proteína tau). Micróglia é conhecida por seu papel em neuropatologias. No entanto, em condições fisiológicas, tais células imunes interagem ativamente com neurônios, sendo capazes de modular o destino e as funções das sinapses. Tal capacidade das células microgliais sugere quais as consequências das mudanças no fenótipo da micróglia em condições patológicas, o que torna, pois, relevante o entendimento da interação entre a micróglia e as outras células cerebrais em desenvolvimento e sua influência na formação de redes neuronais e sinápticas. O presente trabalho tem como objetivo identificar a principal via de integração neurônio-glia ativada pelo tratamento crônico com lítio em neurônios, explorando o uso de ferramentas de bioinformática em dados de microarray.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROCHA, NICOLE KEMBERLY R.; THEMOTEO, RAFAEL; BRENTANI, HELENA; FORLENZA, ORESTES V.; DE PAULA, VANESSA DE JESUS RODRIGUES. Neuronal-Glial Interaction in a Triple-Transgenic Mouse Model of Alzheimer's Disease: Gene Ontology and Lithium Pathways. FRONTIERS IN NEUROSCIENCE, v. 14, . (17/14418-8, 11/19892-3, 16/01302-9, 09/52825-8, 18/08621-8, 14/50873-3)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: gei-bv@fapesp.br.