Busca avançada
Ano de início
Entree

Rodoviárias no Brasil nas décadas de 1960 e 1970: representações e imaginários de um país moderno

Processo: 18/07124-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de julho de 2018
Vigência (Término): 31 de março de 2020
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Gil Garcia de Barros
Beneficiário:Diogo Augusto Mondini Pereira
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Estações rodoviárias
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:estações rodoviárias | imaginário da arquitetura e urbanismo | Modernismo brasileiro | representações da arquitetura e urbanismo | Representações, imaginário, processos de produção

Resumo

O presente projeto de pesquisa de mestrado propõe uma reflexão crítica sobre os projetos e obras de estações rodoviárias no Brasil, focalizando-se na produção entre as décadas de 1960 e 1970. O recorte temporal elegido, além de compreender um período de acelerada expansão do transporte e malha rodoviários no país, no qual as estações rodoviárias se apresentam como o reflexo urbano desta transformação em escala nacional, enquadra dois momentos antagônicos, são eles: a construção de Brasília, com a Plataforma Rodoviária de Lucio Costa em posição de estratégica centralidade, assumindo o papel de praça central da cidade, e, nos primeiros anos da década de 1980, a desativação da estação rodoviária da Luz no centro de São Paulo, com a consequente transferência dos serviços rodoviários da cidade para áreas mais afastadas do centro e apartadas do seu entorno imediato e da rua, nos bairros da Barra Funda, Vila Guilherme e Jabaquara. Em muitas arquiteturas de rodoviárias deste entremeio, o caráter público do edifício e a sua integração com a cidade são um aspecto fundamental com raiz nos pensamentos modernistas e seus desejos de transformação espacial e social. Nesta linha de raciocínio, um programa singelo como a estação rodoviária poderia assumir um caráter monumental, tornando-se um ícone para o espaço urbano. Foi justamente neste período que surgiram exemplares marcantes destes casos como a Plataforma de Brasília ou a Rodoviária de Jaú, de Vilanova Artigas, e também exemplos muitas vezes quase anônimos, inseridos em cidades de distintos tamanhos e ­regiões do país. Esta pesquisa visa, portanto, aprofundar-se no estudo crítico do imaginário e representações destas arquiteturas nas cidades brasileiras, identificando as arquiteturas notáveis do período e as similaridades, ou disparidades, entre seus programas e suas propostas, investigando a sua relação com a construção de imaginários de país moderno. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PEREIRA, Diogo Augusto Mondini. Rodoviárias no Brasil nas décadas de 1960 e 1970: representações e imaginários de um país moderno. 2020. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/SBI) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.