Busca avançada
Ano de início
Entree

Eficácia da duloxetina na disfunção temporomandibular crônica: um ensaio clínico randomizado

Processo: 18/06014-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2018
Vigência (Término): 31 de março de 2021
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Paulo César Rodrigues Conti
Beneficiário:Dyna Mara Araújo Oliveira Ferreira
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Disfunção temporomandibular
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Disfunção Temporomandibular | Duloxetina | modulação condicionada da dor | Teste Quantitativo Sensorial | Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial

Resumo

Os objetivos principais desse ensaio clínico randomizado são avaliar a eficácia em curto prazo da duloxetina na redução da intensidade de dor em pacientes com DTM crônica e a capacidade preditora do fenotípico de modulação inibitória da dor na resposta ao tratamento com duloxetina. Oitenta pacientes com DTM crônica serão randomizados e sigilosamente alocados em dois grupos de tratamento (duloxetina e placebo). Os seguintes grupos fenotípicos serão investigados neste trabalho: características clínicas da dor, perfil psicossocial, padrão de sono, perfil somatossensorial mecânico e perfil de modulação inibitória da dor. A duração total do tratamento será de 3 meses e as variáveis de desfecho serão coletadas antes (T0) e o após o tratamento (T1). Porém, o desfecho principal será a quantidade de redução da dor avaliada por meio da diferença entre a média da intensidade de dor na última semana mensurada em T0 e T1. Além disso, o valor do teste de modulação condicionada da dor (CPM, na sigla em inglês) em T0 será utilizado como o principal preditor para avaliação da resposta ao tratamento. Uma análise de covariância (ANCOVA) será conduzida com o fator intersujeito grupo de tratamento (2 níveis) e a covariável quantitativa CPM em T0 com o objetivo de verificar os efeitos principais do grupo na redução da intensidade da dor controlando a covariável quantitativa e a possível interação entre o tratamento farmacológico e capacidade modulatória da dor (CPM em T0) como um possível preditor dessa redução. O nível de significância adotada será de 5% (p<0,050).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ARAUJO OLIVEIRA FERREIRA, DYNA MARA; COSTA, YURI MARTINS; BONJARDIM, LEONARDO RIGOLDI; RODRIGUES CONTI, PAULO CESAR. Effects of acute mental stress on conditioned pain modulation in temporomandibular disorders patients and healthy individuals. Journal of Applied Oral Science, v. 29, . (18/06014-7)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.