Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação das propriedades mecânicas e da bioatividade de scaffolds de PLA/cargas bioativas bioinspirados produzidos via impressão 3d

Processo: 18/13625-2
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2018
Vigência (Término): 18 de outubro de 2019
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Luiz Antonio Pessan
Beneficiário:Eduardo Henrique Backes
Supervisor no Exterior: Rui Luis Goncalves dos Reis
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Local de pesquisa: Universidade do Minho (UMinho), Portugal  
Vinculado à bolsa:17/11366-7 - Desenvolvimento de scaffolds bioinspirados de PLA/biovidros via impressão 3D, BP.DR
Assunto(s):Polímeros   Biomateriais   Impressão tridimensional

Resumo

Com o aumento da expectativa de vida da população mundial houve o aumento da necessidade de procedimentos ortopédicos para reparações ósseas decorrentes de traumas. Neste contexto tem sido desenvolvidos novos procedimentos cirúrgicos e novos materiais para reparações ósseas. Uma das alternativas de grande destaque é o desenvolvimento de scaffolds. Uma das formas de produzir scaffolds com propriedades mecânicas adequadas e que apresentem comportamento bioativo, consiste na produção de compósitos de poli(ácido lático),PLA, com cargas cerâmicas bioativas, como biovidros, hidroxiapatita (HA) e ²- fosfato tricálcico (²-TCP). Dessa forma, são somadas as características de biocompatibilidade e biodegradabilidade do PLA e de biocompatibilidade e bioatividade dessas cargas cerâmicas. Técnicas convencionais de produção de compósitos de polímeros/cargas bioativas geralmente empregam solventes e levama formação de morfologia com distribuição não uniforme de tamanhos de poros.Neste projeto a preparação dos scaffolds de PLA/cargas cerâmicas bioativas, serárealizada utilizando a técnica de manufatura aditiva, impressão 3D, buscando,assim, a obtenção de scaffolds bioativos e com morfologia controlada (tamanhos deporos que mimetizem a estrutura óssea). Os scaffolds obtidos serão caracterizadoscom relação as suas propriedades mecânicas, ensaio de compressão, e comportamento bioativo, através de ensaios de fixação e proliferação celular com células osteoblásticas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BACKES, EDUARDO H.; FERNANDES, EMANUEL M.; DIOGO, GABRIELA S.; MARQUES, CATARINA F.; SILVA, TIAGO H.; COSTA, LIDIANE C.; PASSADOR, FABIO R.; REIS, RUI L.; PESSAN, LUIZ A.. Engineering 3D printed bioactive composite scaffolds based on the combination of aliphatic polyester and calcium phosphates for bone tissue regeneration. Materials Science & Engineering C-Materials for Biological Applications, v. 122, . (17/11366-7, 11/21313-1, 18/13625-2, 17/09609-9)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.