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Programa de intervenção em coparentalidade para casais em transição para a parentalidade

Processo: 17/26295-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2018
Vigência (Término): 22 de maio de 2022
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Elizabeth Joan Barham
Beneficiário:Lívia Lira de Lima Guerra
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):19/11637-6 - Expandindo conhecimentos sobre a implementação e ferramentas de observação-avaliação para um programa de pesquisa-intervenção em coparentalidade, BE.EP.DR
Assunto(s):Desenvolvimento infantil   Desenvolvimento do adulto   Coparentalidade   Parentalidade   Estudos de intervenção
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Coparentalidade | Desenvolvimento Adulto | Desenvolvimento Infantil | intervenção | transição para a parentalidade | Desenvolvimento Adulto

Resumo

Durante a transição para a parentalidade, intervalo entre a gestação e os primeiros meses de vida do bebê, as taxas de depressão, ansiedade e conflito conjugal aumentam substancialmente, com resultados negativos para toda a família, o que torna aconselhável o desenvolvimento de programas preventivos. O objetivo deste estudo, portanto, será elaborar, aplicar, avaliar e analisar a eficácia de um programa de intervenção focado em melhorar a relação coparental de casais em transição para a parentalidade. O presente trabalho será composto por três estudos (a) revisar sistematicamente a literatura nacional e internacional sobre métodos observacionais para avaliar a coparentalidade e identificar as estratégias mais efetivas; (b) entrevistar casais brasileiros a respeito dos problemas encontrados e estratégias eficazes, ao exercerem seus papeis coparentais; e (c) com base nos resultados dos dois primeiros estudos, elaborar, aplicar, avaliar e analisar os efeitos de um programa de intervenção breve em coparentalidade. No estudo 3, o método será quase-experimental, contando com um grupo de intervenção (n=30) e um grupo de comparação (n=30), com avaliações de pré-teste e pós-teste. Serão recrutados casais casados ou em união estável, que estejam esperando o primeiro filho. Os instrumentos serão: a Escala da Relação Coparental (ERC), Inventário de Habilidades Sociais Conjugais (IHSC), Escala de Crenças Parentais e Práticas de Cuidado (E-PPPC), Inventários Beck de Depressão (BDI) e de Ansiedade (BAI), Sinais Comportamentais do Bebê (SICOBE). Os dados serão organizados em planilhas do software estatístico SPSS e, após verificar a normalidade da distribuição dos escores em cada variável, serão usadas análises descritivas e inferenciais (como MANOVA, para avaliar as diferenças intra e entre grupos para medidas repetidas). (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE CARVALHO, THAIS RAMOS; GUERRA, LIVIA LIRA DE LIMA; DE SANTIS, LIGIA; BARHAM, ELIZABETH JOAN. Coparenting Intervention Programs: A Systematic Literature Review. AVANCES EN PSICOLOGIA LATINOAMERICANA, v. 40, n. 2, p. 17-pg., . (15/25053-5, 17/26295-8)

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