Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização morfológica e imuno-histoquímica do timo de cães com Leishmaniose Visceral

Processo: 17/26964-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2018
Vigência (Término): 31 de julho de 2020
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Patologia Animal
Pesquisador responsável:Gisele Fabrino Machado
Beneficiário:Giulia Gonçalves Jussiani
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária (FMVA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Imuno-histoquímica   Imunopatologia   Leishmaniose visceral animal   Timo   Células-tronco hematopoéticas   Células estromais   Cães   Leishmania infantum
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:imuno-histoquímica | leishmaniose visceral canina | Morfologia | Timo | Imunopatologia

Resumo

O timo é necessário para a diferenciação das células T, um processo que depende do tipo de antígenos encontrados por timócitos, do meio ambiente que circunda as células em diferenciação, da arquitetura do timo. Estas características são alteradas por infecção local e por mediadores inflamatórios que acompanham a infecções sistêmicas. Acreditava-se que o timo era um órgão imunologicamente privilegiado, mas sabe-se agora que as respostas anti-microbianas são recrutadas para o timo. A resolução da infecção no timo é importante porque a persistência crônica de agentes microbianos impede a diferenciação patógeno-específica das células T e diminui a resistência à infecção. Compreender como esses mecanismos contribuem para a resistência ou suscetibilidade à doença; requer uma investigação mais aprofundada do comportamento do timo em cães com LV. Tendo em vista a variação existente na resposta imune dos cães com leishmaniose, e a importância do timo na maturação/diferenciação de células progenitoras oriundas da medula óssea, em células T funcionais, o presente estudo objetiva caracterizar a morfologia e a distribuição tecidual das células hematopoiéticas e estromais no timo de cães infectados por Leishmania infantum. * Avaliação histopatológica em cortes corados por Hematoxilina-Eosina. * Estudo morfológico da distribuição de células positivas para citoqueratina e vimentina. * Detectar a presença e a distribuição de linfócitos T (CD3+), B (CD20+), e macrófagos (MAC 386) no timo com o uso de imuno-histoquímica. * Verificar se há infecção pelo parasito no timo de cães com leishmaniose (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JUSSIANI, GIULIA GONCALVES; MARCO, KAREN SANTOS; BERTOLO, PAULO HENRIQUE LEAL; VASCONCELOS, ROSEMERI DE OLIVEIRA; MACHADO, GISELE FABRINO. Thymic changes due to leishmaniasis in dogs: An immunohistochemical study. VETERINARY IMMUNOLOGY AND IMMUNOPATHOLOGY, v. 247, p. 9-pg., . (16/02384-9, 17/26964-7)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.