Bolsa 18/09578-9 - Eficiência, Inteligência emocional - BV FAPESP
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Relação entre Rorschach e instrumentos de autorrelato quando controlado nível de Inteligência Emocional

Processo: 18/09578-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 14 de agosto de 2018
Data de Término da vigência: 13 de dezembro de 2018
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Fundamentos e Medidas da Psicologia
Pesquisador responsável:Anna Elisa de Villemor-Amaral
Beneficiário:Ana Carolina Zuanazzi Fernandes
Supervisor: Gregory J Meyer
Instituição Sede: Universidade São Francisco (USF). Campus Campinas. Campinas , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of Toledo (UT), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:17/02668-0 - Indicadores de Inteligência Emocional no Rorschach Performance Assessment System (R-PAS), BP.DR
Assunto(s):Eficiência   Inteligência emocional   Avaliação psicológica   Medidas   Autorrelato   Teste de Rorschach
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Autorrelato | inteligência emocional | medidas | performance | Rorschach | Avaliação Psicológica

Resumo

Há uma recomendação na literatura de que, ao avaliar quaisquer características psicológicas, o psicólogo utilize multimétodos para uma visão geral da característica específica. No entanto, a literatura mostra inconsistências entre diferentes métodos que são usados para avaliar o mesmo construto, especialmente quando se referem a tarefas de autorrelato e performance, como o Rorschach. Alguns autores descrevem que essas diferenças estão relacionadas à natureza da tarefa, à forma como a pessoa deve respondê-la entre outros. Tem-se assim dois principais perspectivas de um mesmo construto. Por exemplo, na avaliação da Inteligência Emocional (IE) temos tarefas de desempenho máximo, como o Teste de Inteligência Emocional de Mayer-Salovey-Caruso (MSCEIT), tarefas de auto-relato, como o Questionário de Inteligência Emocional de Traço (TEIQue) e algumas variáveis de Rorschach relacionadas a EI. Alguns estudos mostram que, ao controlar algumas variáveis, como estilo de resposta e grau de habilidade em determinado construto, é possível entender melhor a relação entre esses dois métodos de avaliação. Assim, o objetivo deste estudo é verificar a correlação entre medidas de autorrelato de IE e variáveis do Rorschach relacionadas à IE quando controla-se o nível de habilidade dos participantes nesse construto (IE). Para tanto, analisaremos um banco com 100 participantes, separando-os em dois grupos de acordo com o desempenho em tarefas de IE (alto e baixo desempenho). Em seguida, compararemos a relação entre as variáveis do Rorschach IE e as medidas de autorrelato. É esperado que correlações moderadas sejam encontradas ao controlar o nível de desempenho.

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