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Fadiga de aços de baixa densidade conformados por spray obtidos por reciclagem de ligas de alumínio de fundição

Processo: 18/04142-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de julho de 2018
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2020
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Claudemiro Bolfarini
Beneficiário:André Luiz Vidilli
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/05987-8 - Processamento e caracterização de ligas metálicas amorfas, metaestáveis e nano-estruturadas, AP.TEM
Assunto(s):Fadiga
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aço de baixa densidade | fadiga | Twip | Fadiga de aço baixa densidade

Resumo

Os aços de baixa densidade são materiais avançados que estão sendo amplamente estudados devido ao seu elevado potencial para aplicação na indústria automobilística, que busca a redução do peso estrutural de seus veículos, e, consequentemente, aumento da eficiência energética. Estes aços estão em destaque devido a elevada ductilidade derivada de fenômenos de incremento de plasticidade (TRIP, TWIP e MBIP) e também, à baixa densidade obtida pela adição de elementos como o Mn, Al e C. As principais composições já estudadas pertencem ao sistema Fe-Mn-Al-C, sendo que tanto os elementos de liga, quanto o processamento do material são determinantes da microestrutural final e, portanto, determinam as propriedades mecânicas do aço. Embora muito estudado atualmente, o comportamento desses aços em carregamentos cíclicos ainda não é bem compreendido, havendo diversas divergências na literatura, deste modo, o objetivo deste projeto de mestrado é avaliar a fadiga de aços de baixa densidade conformado por spray. As composições serão determinadas por meio de cálculos termodinâmicos (visando o efeito TRIP e TWIP) e obtidas por meio da reciclagem de ligas de alumínio de fundição, que também são empregadas na indústria automobilística (bloco de motor e caixa de câmbio, por exemplo). Os tarugos serão fabricados via conformação por spray e, posteriormente, conformados mecanicamente até que atinjam a forma de chapa. O material será caracterizados por microscopia ótica e eletrônica, e corpos de prova serão usinados para a realização de ensaios estáticos e dinâmicos para determinação do limite de escoamento, limite de resistência a tração e fadiga. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VIDILLI, ANDRE L.; OTANI, LUCAS B.; WOLF, WITOR; KIMINAMI, CLAUDIO S.; BOTTA, WALTER J.; COURY, FRANCISCO G.; BOLFARINI, CLAUDEMIRO. Design of a FeMnAlC steel with TWIP effect and evaluation of its tensile and fatigue properties. Journal of Alloys and Compounds, v. 831, . (18/04142-8, 13/05987-8)

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