Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise geoestística em busca do entendimento da dinâmica evolutiva de feições erosivas lineares

Processo: 18/09746-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2018
Vigência (Término): 30 de novembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geografia Física
Pesquisador responsável:Cenira Maria Lupinacci
Beneficiário:Estêvão Botura Stefanuto
Supervisor: Xavier Ubeda
Instituição Sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Local de pesquisa: Universitat de Barcelona (UB), Espanha  
Vinculado à bolsa:16/25399-1 - Análise da dinâmica erosiva linear e sua conjectura evolutiva em ambiente agrícola, BP.MS
Assunto(s):Geomorfologia   Erosão do solo   Análise estatística de dados
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise Estatística | Análise Geoestatística | Erosão | geomorfologia | Geomorfologia

Resumo

A modificação do relevo em ambientes rurais vem ocorrendo de forma drástica, tanto para fins de agricultura como de pecuária. Ambos os usos requerem a utilização de áreas extensas e o emprego de técnicas agrícolas para o seu desenvolvimento, que a partir de um uso intensivo do solo, sem a preocupação de adotar técnicas conservacionistas, tem levado a sérios problemas de erosão. A fim de colaborar com os estudos que visam compreender os mecanismos de desenvolvimento de feições erosivas lineares, mediante a atuação de agentes antropomórficos, tem-se como objetivo da pesquisa de mestrado em desenvolvimento apontar as tendências evolutivas de feições erosivas lineares localizadas no setor cuestiforme de Analândia (SP). Para tal, pauta-se, como orientação metodológica, nos princípios que fundamentam a Teoria Geral dos Sistemas aplicados à Geografia, visando obter correlações e associações que propiciem uma abordagem global do objeto científico. Assim, a partir de dados obtidos com experimentos em campo (taxa de infiltração, resistência à penetração, pluviometria, evolução do talude erosivo de voçorocas, remoção/acumulação em superfície por erosão hídrica laminar), análises em laboratório (granulometria e permeabilidade) e formulação de produtos cartográficos em gabinete (uso e ocupação da terra, fluxo acumulado, declividade, litologia e solos), busca-se identificar e mapear as tendências evolutivas das feições erosivas no ambiente rural a ser estudado. Compreendendo ainda a densidade expressiva de possíveis interações, representada por 12 variáveis que interagem entre si, entende-se que o cruzamento através de técnicas estatísticas multivariadas, softwares robustos e análises dos resultados a partir de estudos antecessores, permitirão um entendimento das interações entre os dados, diminuindo as incertezas nos dados prognósticos e impactando diretamente no objetivo da pesquisa. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
STEFANUTO, ESTEVAO BOTURA; LUPINACC, CENIRA MARIA; CARVALHO, FILIPE; FRANCOS, MARCOS; UBEDA, XAVIE. An evaluation of erosion in cuesta relief: Sao Paulo State, Brazil. Geomorphology, v. 398, p. 13-pg., . (16/25399-1, 18/09746-9)
FRANCOS, M.; STEFANUTO, E. B.; UBEDA, X.; PEREIRA, P.. Long-term impact of prescribed fire on soil chemical properties in a wildland-urban interface. Northeastern Iberian Peninsula. Science of The Total Environment, v. 689, p. 305-311, . (18/09746-9)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.