Busca avançada
Ano de início
Entree

A arquitetura de software de mecânicas de economia em jogos digitais

Processo: 17/18359-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2018
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2021
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Pesquisador responsável:Fabio Kon
Beneficiário:Wilson Kazuo Mizutani
Instituição-sede: Instituto de Matemática e Estatística (IME). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Arquitetura de software   Jogos de computador

Resumo

Jogos podem ser vistos como sistemas baseados em regras chamadas "mecânicas". Ao longo dos anos, a implementação de mecânicas recorrentes em jogos digitais levou ao desenvolvimento de ferramentas reutilizáveis de criação de software - tais quais engines de jogos - e técnicas de engenharia que aceleram o processo de desenvolvimento. Por exemplo, a maior parte dos motores de jogos populares provê seu próprio subsistema de simulação de física já que é um tipo de mecânica bastante comum em jogos. Consequentemente, estudos acadêmicos nesse campo são abundantes. O mesmo não é verdade, apesar de sua presença difundida e marcante em jogos, de mecânicas de economia, que ditam como recursos dentro do jogo (vidas, pontos, itens, etc.) interagem. Isso acontece porque elas são normalmente muito atreladas à natureza específica de cada jogo, impedindo ferramentas genéricas de induzirem diretamente o seu desenvolvimento. Nesta pesquisa de doutorado, nós projetaremos e validaremos uma arquitetura de referência - em contraposição a implementar um motor de jogos ou subsistema específico - para mecânicas de economia com a intenção de reduzir o esforço de criar o conteúdo de gameplay correspondente, especialmente em grandes instâncias. Para tanto, nós investigaremos o estado-da-arte e o estado-da-prática nesse tipo de aplicação de arquitetura de software em jogos por meio de uma revisão sistemática da literatura, entrevistas estruturadas com desenvolvedores profissionais de jogos e a inspeção sistemática de implementações de jogos e motores de jogos bem-sucedidos. Usando as descobertas obtidas por esses métodos, nós formularemos os requisitos de sistema para projetar a arquitetura de referência para implementar mecânicas de economia em jogos com gameplay rico em conteúdo. Nós então validaremos a arquitetura de referência proposta por meio de uma implementação de referência com um estudo de caso e um experimento semi-controlado. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MIZUTANI, WILSON K.; DAROS, VINICIUS K.; KON, FABIO. Software architecture for digital game mechanics: A systematic literature review. ENTERTAINMENT COMPUTING, v. 38, MAY 2021. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MIZUTANI, Wilson Kazuo. O Unlimited Rulebook: arquitetando as mecânicas de economia de jogos. 2021. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Matemática e Estatística (IME/SBI) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.