Busca avançada
Ano de início
Entree

Desempenho motor, alcance e habilidades exploratórias em lactentes com risco biológico e risco ambiental

Processo: 17/26262-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de junho de 2018
Vigência (Término): 31 de maio de 2021
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Eloisa Tudella
Beneficiário:Liz Araújo Rohr
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Neuropediatria   Lactentes   Desempenho motor   Desenvolvimento infantil   Fatores de risco

Resumo

Avaliar o desempenho motor global, o desempenho do alcance e as habilidades exploratórias manuais de lactentes em situação de risco biológico e ambiental, e compará-los com lactentes que não se encontram em situação de risco. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal de caráter comparativo, composto por amostragem de conveniência. Serão avaliados lactentes com risco biológico e ambiental e sem risco aos 6 meses de idade, que serão divididos em três grupos. O desempenho motor global será avaliado por meio da escala Alberta Infant Motor Scale (AIMS), o alcance será avaliado por meio da análise cinemática utilizando o Qualisys®, considerando-se as seguintes variáveis: índice de retidão, índice de desaceleração, unidades de movimento, duração do movimento, velocidade média e pico de velocidade. As habilidades exploratórias pré-determinadas para este estudo serão: deslizar, objeto à boca, agitar, bater no objeto, bater com objeto, transferir, girar e alternar. Os lactentes serão posicionados em uma cadeira infantil com inclinação de 45º. O alcance e as habilidades exploratórias serão estimulados por um objeto atrativo maleável rígido. Resultados esperados: espera-se encontrar um menor desempenho motor, no alcance manual e nas habilidades exploratórias em lactentes com risco biológico e ambiental em comparação com os lactentes sem risco. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ARAUJO ROHR, LIZ; CABRAL, THAIS INVENCAO; DE MORAES, MURILO MAGESTE; TUDELLA, ELOISA. Reaching skills in six-month-old infants at environmental and biological risk. PLoS One, v. 16, n. 7 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.