Busca avançada
Ano de início
Entree

A aquisição de marcadores discursivos na fala dialógica de aprendizes de italiano LE - de nível intermediário e avançado - mediante uma abordagem conversacional

Processo: 18/05024-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de julho de 2018
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2018
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Línguas Estrangeiras Modernas
Pesquisador responsável:Roberta Ferroni
Beneficiário:Fabricio Do Amaral Soares
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:16/08917-9 - A aquisição de marcadores discursivos na fala dialógica de aprendizes de italiano LE - de nível elementar, intermediário e avançado: mediante uma abordagem voltada à ação, AP.R
Assunto(s):Língua italiana   Competência discursiva   Aprendizagem de língua estrangeira   Ensino de língua estrangeira   Conversação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:abordagem conversacional | competência discursiva | marcadores discursivos | Ensino de italiano - língua estrangeira

Resumo

O objetivo do projeto é desenvolver entre estudantes de italiano LE - de nível intermediário e avançado - consciência e capacidade de uso em relação à utilização dos MD da língua italiana e, portanto, garantir um progresso eficaz na aprendizagem da competência discursiva em língua italiana LE, mediante uma abordagem conversacional. Esta pesquisa será articulada em duas fases. Durante a primeira fase do projeto serão elaboradas tarefas (tasks) que proponham uma sequência equilibrada e alternada entre atividade de descoberta e atividade de reutilização do MD, por meio de "espaços interativos" que favoreçam a produção (output) em italiano LE. Posteriormente, tal material será publicado on-line com a criação de um blog denominado "Ma dai!: proposte didattiche per l'apprendimento dei segnali discorsivi in italiano LS ". O material elaborado durante a segunda fase do projeto será implementado nas turmas de estudantes universitários de língua materna portuguesa (variante brasileira) e inscritos nos cursos de Língua Italiana do curso de graduação superior em Língua e Literatura Italiana da Universidade de São Paulo. Nessa fase, que nos permitirá estudar os efeitos produzidos pelo material projetado sobre a interlíngua dos aprendizes, será criado um banco de dados, denominado "Observatório sobre a aquisição dos marcadores discursivos em italiano LE de aprendizes de LM português brasileiro", disponível on-line. Esse banco incluirá um inventário do MD e suas relativas funções, desenvolvidas por cada MD, conforme o contexto de ocorrência. Para a análise das funções dos MD adotaremos a taxonomia operada por Bazzanella (1995, 2001), complementada por um conjunto de noções e referências extraídas da análise conversacional que nos permitirá entender como os MD são empregados na construção dialógica entre pares. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)