Bolsa 17/27144-3 - Ludificação - BV FAPESP
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Proposição de Valor de Sistemas Produto-Serviço Visando a Economia Circular Apoiada pela Gamificação

Processo: 17/27144-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2018
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2021
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Engenharia do Produto
Pesquisador responsável:Henrique Rozenfeld
Beneficiário:Sânia da Costa Fernandes
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):18/13024-9 - Proposição de Valor de Sistemas Produto-Serviço Visando a Economia Circular Apoiada pela Gamificação, BE.EP.DR
Assunto(s):Ludificação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Circular economy | Gamification | Product-Service System | Value Proposition | Processo de Desenvolvimento de Produto

Resumo

Sistema Produto-Serviço (PSS) é uma solução que integra produtos e serviços a fim de oferecer maior valor no uso. Entretanto, as organizações ainda possuem uma orientação voltada ao produto e tecnologia, com dificuldades para comtemplar os serviços na proposição de valor, que guia o desenho do modelo de negócio do PSS. Além da proposição de valor do PSS ser definida nas fases iniciais do desenvolvimento do PSS, onde a incerteza e a imprevisibilidade são elevadas, sua dinâmica ainda se apresenta como uma oportunidade de pesquisa. Identificar, nas fases iniciais de design, os valores que o PSS pode oferecer apresenta-se como um desafio, cujo aspecto se torna ainda mais relevante ao considerar a abordagem da Economia Circular (EC). Mas, como a proposição de valor pode ser definida no desenvolvimento do PSS considerando a abordagem da Economia Circular? Há, portanto, uma necessidade de mecanismos de orientação e apoio à decisão para auxiliar os membros de empresas no desenvolvimento do PSS. Nas atividades de negócio, a gamificação apresenta-se como uma alternativa. As características do game são análogas à realidade, refletindo o progresso e os efeitos das decisões dos stakeholders ao desenvolverem novas soluções em um sistema complexo. Este trabalho objetiva desenvolver um método para a proposição de valor de PSS baseado na aplicação dos princípios da gamificação considerando o contexto da Economia Circular. O framework metodológico deste trabalho é a "design research methodology", combinando métodos tais como revisão sistemática da literatura, estudos de caso e focus group. O resultado principal deste trabalho é um game, que será alinhado ao framework de servitização que está sendo desenvolvido pelo Grupo de Engenharia Integrada sob o número de projeto 2015/23094-6 (FAPESP) e com um modelo de negócio circular em PSS. Este game será verificado por meio de aplicações prototípicas e um estudo de caso.

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SASSANELLI, CLAUDIO; DA COSTA FERNANDES, SANIA; ROZENFELD, HENRIQUE; MASCARENHAS, JANAINA; TERZI, SERGIO. Enhancing knowledge management in the PSS detailed design: a case study in a food and bakery machinery company. CONCURRENT ENGINEERING-RESEARCH AND APPLICATIONS, . (17/27144-3)
SASSANELLI, CLAUDIO; DA COSTA FERNANDES, SANIA; ROZENFELD, HENRIQUE; MASCARENHAS, JANAINA; TERZI, SERGIO. Enhancing knowledge management in the PSS detailed design: a case study in a food and bakery machinery company. CONCURRENT ENGINEERING-RESEARCH AND APPLICATIONS, v. 29, n. 4, p. 295-308, . (17/27144-3)

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