Busca avançada
Ano de início
Entree

Perspectivas dos treinadores de handebol sobre os conteúdos ofensivos e defensivos ministrados nas categorias sub-14 e sub-16

Processo: 17/23186-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2018
Vigência (Término): 31 de maio de 2019
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Rafael Pombo Menezes
Beneficiário:Lúcia Beltramini
Instituição-sede: Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Pedagogia do esporte   Handebol   Análise de conteúdo   Pesquisa qualitativa   Entrevistas (psicologia)

Resumo

O handebol é um jogo coletivo esportivizado (JCE), caracterizado por parâmetros que vão regular as interações entre jogadores e equipes durante o jogo, sendo regido por táticas e estratégias. Os conteúdos que compoem o handebol (elementos tecnicos, elementos técnico-taticos e sistemas de jogo) são enfatizados de acordo com a categoria (estabelecida pela faixa etaria). Ao longo do processo de formacão do jogador de handebol, os conteudos devem ser abordados a partir dos elementos mais gerais para os mais especificos. Deste modo, o objetivo deste projeto de pesquisa é identificar e analisar os conteúdos ensinados pelos treinadores (das duas maiores Ligas do Estado de São Paulo) ao longo das categorias sub-14 e sub-16 do handebol. Para isso, optou-se pela pesquisa qualitativa, a partir da qual serão realizadas entrevistas semiestruturadas com os treinadores, possibilitando identificar suas opiniões sobre a temática apontada. As entrevistas serão transcritas na íntegra e tabuladas de acordo com o método do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)