Bolsa 17/25704-1 - Transtorno autístico, Transtorno do espectro autista - BV FAPESP
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Proposta de questionário para a investigação das habilidades comunicativas de crianças com desenvolvimento típico e com distúrbios do Espectro do Autismo

Processo: 17/25704-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2018
Data de Término da vigência: 01 de julho de 2020
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Fernanda Dreux Miranda Fernandes
Beneficiário:Shelly Lagus
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):19/24348-2 - Habilidades pragmáticas em crianças com e sem distúrbios de linguagem: análise linguística e cultural, BE.EP.IC
Assunto(s):Transtorno autístico   Transtorno do espectro autista   Comunicação não verbal   Desenvolvimento da linguagem   Interação social   Inquéritos e questionários   Diagnóstico clínico
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:autismo | diagnóstico fonoaudiológico | familia | Fonoaudiologia | Linguagem | Linguagem

Resumo

O autismo é uma síndrome do desenvolvimento complexa, caracterizada por déficits na comunicação verbal, interação social recíproca e flexibilidade cognitiva, as alterações pragmáticas destes indivíduos estão intensamente relacionadas às dificuldades de compreensão de comunicação e linguagem. Até a publicação do DSM-5, o grau de severidade do autismo estava associado às diferentes formas de análise de informações, do comportamento e das emoções. Estas relações sugerem que as alterações de linguagem afetam de forma global as características básicas dos DEA, como atividade comunicativa, interação social e comportamentos repetitivos. A partir do DSM-5, os Transtornos Globais do Desenvolvimento, que incluíam Autismo, Transtorno Desintegrativo da Infância e as Síndromes de Asperger e Rett foram resumidos por um único diagnóstico, Transtornos do Espectro Autista e os sintomas reduzidos há Déficit na comunicação e interação social. A mudança refletiu a visão científica de que aqueles transtornos são na verdade uma mesma condição com diferentes gradações. As crianças com DEA apresentam alterações na comunicação não-verbal e compreensão de expressões faciais, ambas necessárias para a socialização, e isto afeta o uso e a compreensão apropriada de informações sociais relevantes obtidas a partir das expressões faciais de outras pessoas. Além disso, as crianças autistas apresentam dificuldade com atenção compartilhada, imitação de ações e se colocar no lugar do outro de forma abstrata. A interação social, a comunicação e a imaginação são elementos fundamentais para o jogo social e estes são déficits básicos dos autistas, mas precisamente os processos sociais com habilidades de compreender e compartilhar atenção, a regulação emocional e a competências sociais, também há a complexidade do jogo cognitivo. Este estudo tem como objetivo a verificação da sensibilidade de um questionário simples, a ser respondido par pais e profissionais, para identificar as diferentes manifestações de crianças com distúrbios do espectro do autismo e com desenvolvimento típico.A análise dos dados buscará responder a questionamentos referentes à existência de diferenças entre as respostas de pais e profissionais nos dois grupos, quais as respostas que diferenciam os grupos e as que se mostram mais consistentes e se é possível identificar associações entre as respostas obtidas e o Perfil Funcional da Comunicação das crianças com DEA?

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(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)

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