Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos cumulativos da fragilidade cognitiva, do estresse e da sobrecarga sobre o risco para mortalidade, hospitalizações, quedas e declínio funcional em idosos cuidadores: follow-up de quatro anos

Processo: 18/00265-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2018
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2019
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem de Saúde Pública
Pesquisador responsável:Sofia Cristina Iost Pavarini
Beneficiário:Allan Gustavo Bregola
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Mortalidade   Sobrevida   Geriatria   Cuidadores   Fatores de risco
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cuidadores | Fatores de Risco | Geriatria | Gerontologia | mortalidade | Sobrevida | Geriatria e Gerontologia

Resumo

A ocorrência simultânea de declínio cognitivo e fragilidade física, denominada fragilidade cognitiva, é apontada como um fator de risco para desfechos adversos à saúde, como ocorrência de hospitalizações, declínio na funcionalidade e óbito em idosos. Paralelamente, o estresse e a sobrecarga do cuidado têm se mostrado como fatores de risco para tais desfechos em cuidadores. Não existem evidências de que ambas as condições, fragilidade cognitiva e estresse/sobrecarga, apresentam efeitos aditivos sobre os desfechos. Assim, o objetivo desse estudo é analisar os efeitos cumulativos da fragilidade cognitiva e do estresse/sobrecarga do idoso cuidador sobre desfechos adversos (outcomes) em um acompanhamento de quatro anos. Esta proposta foi elaborada a partir da primeira coleta de dados (baseline) realizada em 2014 no âmbito do Programa Saúde da Família do Município de São Carlos, localizado na região centro-oeste do interior do Estado de São Paulo. A coleta compreendeu a ampla avaliação geriátrica-gerontológica de 702 participantes, incluindo dados de 351 cuidadores e seus 351 respectivos idosos receptores de cuidado (não cuidadores). Na baseline, função cognitiva global e funções cognitivas específicas (bateria ACE-R), fragilidade física (cinco critérios do fenótipo de Fried e colaboradores) e o bem estar psicológico e emocional relacionado ao cuidado (Escala de Estresse Percebido, Inventário de Sobrecarga de Zarit) foram variáveis coletadas. Adicionalmente, foram mensurados o estado da saúde global e o contexto do cuidado. A fragilidade cognitiva foi definida como a presença concomitante de declínio cognitivo e fragilidade física nos participantes avaliados na baseline. Os dados sobre os desfechos serão coletados no ano de 2018 e compreendem (re) visitas domiciliárias para o levantamento de informações de óbito, causas e data e ocorrência de hospitalizações e quedas no último ano para os participantes sobreviventes, bem como a avaliação da funcionalidade por meio do Índice de Katz e da Escala de Atividades da Vida Diária de Lawton e Brody. Serão conduzidas análises transversais e longitudinais utilizando regressões logísticas para associações entre fragilidade cognitiva e estresse/sobrecarga na baseline e a ocorrência de hospitalização, quedas e declínio funcional após quatro anos. Taxas sobre óbitos serão calculadas e modelos de regressão de Cox serão construídos para testar os efeitos cumulativos das variáveis da baseline como fatores de risco para mortalidade all-cause.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas (6)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALLAN GUSTAVO BRIGOLA; MAYARA CAROLINE BARBIERI; BRUNA MORETTI LUCHESI; ELIANE DA SILVA GRAZZIANO; REGIMAR CARLA MACHADO; GISELLE DUPAS; SOFIA CRISTINA IOST PAVARINI. Associação entre síndrome depressiva e queixas visuais em idosos cuidadores. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, v. 67, n. 4, p. 223-230, . (13/26798-9, 17/04129-9, 18/00265-8)
ALLAN GUSTAVO BRIGOLA; ANA CAROLINA OTTAVIANI; DANILO HENRIQUE TREVISAN CARVALHO; NATHALIA ALVES OLIVEIRA; ÉRICA NESTOR SOUZA; SOFIA CRISTINA IOST PAVARINI. Associação entre o comprometimento cognitivo e os critérios para a síndrome de fragilidade em idosos. Arquivos de Neuro-Psiquiatria, v. 78, n. 1, p. 2-8, . (13/26798-9, 18/00265-8)
BRIGOLA, ALLAN GUSTAVO; OTTAVIANI, ANA CAROLINA; ALEXANDRE, TIAGO DA SILVA; LUCHESI, BRUNA MORETTI; IOST PAVARINI, SOFIA CRISTINA. Cumulative effects of cognitive impairment and frailty on functional decline, falls and hospitalization: A four-year follow-up study with older adults. ARCHIVES OF GERONTOLOGY AND GERIATRICS, v. 87, . (13/26798-9, 18/00265-8, 17/04129-9)
ALLAN GUSTAVO BREGOLA; ANA CAROLINA OTTAVIANI; BRUNA MORETTI LUCHESI; SOFIA CRISTINA IOST PAVARINI. Demographics and stress as risk factors associated with mortality in older adults who provide daily support and who receive daily support. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, n. ahead, p. -, . (17/04129-9, 13/26798-9, 18/00265-8)
ALLAN GUSTAVO BREGOLA; ANA CAROLINA OTTAVIANI; BRUNA MORETTI LUCHESI; SOFIA CRISTINA IOST PAVARINI. COMBINAÇÃO DE COMPROMETIMENTO COGNITIVO, FRAGILIDADE, SOBRECARGA, ESTRESSE PERCEBIDO E O RISCO DE HOSPITALIZAÇÃO E MORTALIDADE EM IDOSOS CUIDADORES. Dement. Neuropsychol., v. 16, n. 1, p. 33-44, . (13/26798-9, 17/04129-9, 18/00265-8)
ALLAN GUSTAVO BREGOLA; ANA CAROLINA OTTAVIANI; BRUNA MORETTI LUCHESI; SOFIA CRISTINA IOST PAVARINI. Dados demográficos e estresse como fatores de risco associados à mortalidade de idosos cuidadores e idosos receptores de cuidado. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, v. 70, n. 3, p. 253-260, . (17/04129-9, 13/26798-9, 18/00265-8)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.