Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise de voláteis bacterianos promotores de crescimento vegetal

Processo: 18/04184-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 2018
Vigência (Término): 31 de julho de 2020
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Juliana Velasco de Castro Oliveira
Beneficiário:Bruno Henrique Silva Dias
Instituição-sede: Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (Brasil). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):19/19121-9 - Identificação de voláteis bacterianos promotores do crescimento vegetal através de HS-SPME/GC-MS, BE.EP.MS
Assunto(s):Compostos orgânicos voláteis   Metabolômica

Resumo

Apesar dos avanços nas práticas agrícolas para alimentar o mundo ser crescente, é necessário aumentar a produção global de alimentos adotando práticas sustentáveis. Várias bactérias que promovem o crescimento de plantas podem aumentar consideravelmente o rendimento das culturas agrícolas através de uma ampla variedade de mecanismos de interação. Recentemente, nosso grupo isolou mais de 7.000 bactérias de raízes ou solo de cana-de-açúcar cultivado em diferentes regiões, e cerca de 100 foram capazes de produzir grande quantidade de hormônio auxina e/ou solubilizar fosfato. Além disso, em um ensaio preliminar, identificamos espécies que produzem compostos orgânicos voláteis (COVs), que foram capazes de promover o crescimento das plantas. O uso de COVs de microrganismos para promover o crescimento de plantas é promissor, uma vez que não depende do contato direto e da colonização da planta, tornando-os moléculas ideais para a mediação de interações de organismos a curta e longa distância. Recentemente, alguns COVs bacterianos foram considerados como moléculas importantes para melhorar o crescimento e a saúde de plantas modelo, como Arabidopsis thaliana. No entanto, até agora, existem poucos estudos que mostram o impacto dos COVs bacterianos em culturas agrícolas importantes. Neste sentido, uma das plataformas mais precisas e usadas que permitem a identificação desses perfis de COVs é baseada em metabolômica. Assim, os principais objetivos deste projeto são: (i) estabelecer uma metodologia robusta de metabolômica baseada em HS-GC/MS para identificar e quantificar COVs; (ii) avaliar o potencial de diferentes gêneros de bactérias de nossa coleção para promover o crescimento da planta mediado por COVs; (iii) testar a eficiência dos COVs em cana-de-açúcar e (iv) identificar se COVs específicos sintéticos podem promover o crescimento da planta. Como um objetivo de longo prazo, esperamos desenvolver bioinoculantes como uma abordagem sustentável para substituir ou reduzir o suprimento de produtos químicos e aumentar a produtividade das plantas, bem como reduzir os custos de produção de alimentos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA DIAS, BRUNO HENRIQUE; JUNG, SUNG-HEE; DE CASTRO OLIVEIRA, JULIANA VELASCO; RYU, CHOONG-MIN. C4 Bacterial Volatiles Improve Plant Health. PATHOGENS, v. 10, n. 6, . (18/04184-2, 17/20521-6, 19/19121-9)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
DIAS, Bruno Henrique Silva. Análise de voláteis bacterianos promotores do crescimento vegetal. 2021. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia Campinas, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.