Busca avançada
Ano de início
Entree

Dinâmica espaço-temporal de transmissão da malária em focos residuais na Amazônia brasileira

Processo: 18/03902-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2018
Vigência (Término): 30 de abril de 2021
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Parasitologia - Protozoologia de Parasitos
Pesquisador responsável:Marcelo Urbano Ferreira
Beneficiário:Priscila Thihara Rodrigues
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:16/18740-9 - Bases científicas para a eliminação da malária residual na Amazônia Brasileira, AP.TEM
Assunto(s):Epidemiologia molecular   Malária   Amazônia

Resumo

Com 143.910 casos confirmados laboratorialmente e 41 óbitos associados à malária em 2014, o Brasil lançou, em novembro de 2015, o Plano para a Eliminação da Malária, com o objetivo de curto prazo de interromper a transmissão de Plasmodium falciparum nos próximos 15 anos. A natureza focal da malária no país indica que a sua eliminação depende da priorização de um pequeno número de focos de transmissão. Este projeto combina abordagens epidemiológicas clássicas, que visam a caracterizar fatores de risco e identificar possíveis alvos para intervenção, com estudos de genética e genômica populacional de parasitas , com o objetivo de contribuir para a elaboração de estratégias mais eficazes para o controle e a eliminação da malária no Brasil. Esse estudo concentra-se no Vale do Juruá, que reúne 20% dos casos de malária registrados no Brasil, tendo como principal alvo as infecções assintomáticas, formando um reservatório de infecção invisível ao sistema de saúde.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JOHANSEN, IGOR C.; RODRIGUES, PRISCILA T.; FERREIRA, MARCELO U. Human mobility and urban malaria risk in the main transmission hotspot of Amazonian Brazil. PLoS One, v. 15, n. 11 NOV 25 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.