Busca avançada
Ano de início
Entree

Energia na dieta de ovelhas e seus efeitos na progênie com aplicação de modelagem matemática

Processo: 17/23861-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 23 de julho de 2018
Vigência (Término): 26 de maio de 2019
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Nutrição e Alimentação Animal
Pesquisador responsável:Sarita Bonagurio Gallo
Beneficiário:Sarita Bonagurio Gallo
Pesquisador Anfitrião: Luis Orlindo Tedeschi
Instituição Sede: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). Universidade de São Paulo (USP). Pirassununga , SP, Brasil
Local de pesquisa: Texas A&M University, Estados Unidos  
Assunto(s):Desenvolvimento fetal   Modelos matemáticos   Ovinocultura   Nutrição animal
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:desempenho zootécnico | Modelos Matemáticos | Nutrição | ovinocultura | Programação Fetal | Srns | Nutrição de pequenos ruminantes

Resumo

A energia influência na reprodução das ovelhas, mas pouco se sabe como os níveis e diferentes fontes podem afetar esta característica. Existem evidências que a nutrição materna pode afetar a produção dos descendentes. No projeto de pesquisa, desenvolvido no Brasil, o objetivo é avaliar níveis diferentes de energia na dieta (abaixo da exigência, no nível e acima) segundo as recomendações do NRC (2007), além de comparar as diferentes fontes de energia (celulose, amido, gordura protegida e cromo) na dietas de ovelhas gestantes e as consequências nos seus descentes. O experimento irá acontecer no Setor de Ovinocultura da Prefeitura do Campus da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da FZEA - USP. A outra etapa irá acontecer no Departament of Animal Science na Texas A&M University, nos Estados Unidos, com estudos matemáticos, análise crítica dos modelos, treinamento e utilização de programas de nutrição de pequenos ruminantes e afins. Será realizado treinamento da pesquisadora em modelos matemáticos para as diferentes categorias estudadas (matriz e progênie), além do treinamento nas análises de dietas energéticas realizadas pelo grupo de pesquisa. Os resultados esperados no final do período de bolsa é a redação e submissão de artigo cientifico sobre modelagem de dietas energéticas com relação ao efeito na programação fetal e ampliar a cooperação internacional em projetos na área de nutrição de pequenos ruminantes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SARITA BONAGURIO GALLO; LUIS ORLINDO TEDESCHI. Developing a continuous adjustment factor for dry matter intake of gestating and lactating ewes. Scientia Agricola, v. 78, n. 2, . (17/23861-2)
GALLO, SANTA BONAGURIO; TEDESCHI, LUIS ORLINDO. Developing a continuous adjustment factor for dry matter intake of gestating and lactating ewes. CIENTIA AGRICOL, v. 78, n. 2, p. 8-pg., . (17/23861-2)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.