Busca avançada
Ano de início
Entree

Gaiolas de exclusão alteram o microambiente, as respostas morfogênicas e as características morfofisiológicas do dossel em pastos sob lotação contínua?

Processo: 17/11288-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2018
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Pastagens e Forragicultura
Pesquisador responsável:Carlos Guilherme Silveira Pedreira
Beneficiário:Júnior Issamu Yasuoka
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Manejo do solo   Gaiolas   Dossel (botânica)   Capim mulato
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Acúmulo de forragem | Brachiaria híbrida | Convert HD 364 | microclima | pastagem | pastejo | Manejo e métodos de avaliação de pastagens

Resumo

O uso de gaiolas de exclusão é consagrado como uma técnica experimental para estimar o acúmulo de forragem em pastos sob lotação contínua. Erros na estimativa do acúmulo, entretanto, podem ocorrer em função das alterações morfofisiológicas e microclimáticas que ocorrem na vegetação dentro da gaiola em relação às áreas não excluídas do pastejo, alterações estas que dependem da condição do dossel no momento da exclusão. A magnitude dessas alterações também depende do período de tempo em que a vegetação fica excluída do pastejo. Por essas razões, muitos autores argumentam que o acúmulo de forragem medido com gaiolas pode ser maior ou menor que o acúmulo de forragem real, embora não haja na literatura registros sobre trabalhos que documentem se essas modificações realmente ocorrem. O objetivo no presente estudo é descrever e explicar os efeitos do uso de gaiolas de exclusão nas características estruturais e morfogênicas, na fotossíntese, e no microclima em dosséis do capim Mulato II mantidos a 20 e 30 cm de altura por pastejo mimetizando lotação contínua com taxa de lotação variável sob três períodos de exclusão. O experimento será realizado na Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", campus da USP, em Piracicaba-SP, durante dois verões agrostológicos. O delineamento experimental será o de blocos completos casualizados com parcelas subdivididas, sendo duas alturas de manejo (20 e 30 cm) na parcela e três períodos de exclusão (14, 21 e 28 dias) na subparcela, com três repetições, totalizando 6 unidades experimentais. Serão avaliados a acúmulo de forragem, índice de área foliar, interceptação de luz, ângulos foliares, coeficiente de extinção luminosa, taxa de fotossíntese foliar e do dossel, respostas morfogênicas e microclima. Os dados serão analisados usando o procedimento MIXED do SAS, e as médias serão comparadas pelo teste "T" de "Student" ao nível de 5% de significância. As variáveis microclimáticas serão correlacionadas às variáveis morfofisiológicas e morfogênicas para auxiliar na explicação dos resultados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
YASUOKA, JUNIOR ISSAMU; SILVEIRA PEDREIRA, CARLOS GUILHERME; HOLCMAN, ESTER; SENTELHAS, PAULO CESAR; PEDROSO, GABRIEL BARACAT; DE ALMEIDA, OTAVIO GOULART; HOLSCHUCH, SOLANGE GARCIA. Microclimate of grass canopies and biomass accumulation are influenced by the use of caged exclosures in grazing research. INTERNATIONAL JOURNAL OF BIOMETEOROLOGY, v. 66, n. 1, . (17/11288-6)
YASUOKA, JUNIOR I.; PEDREIRA, CARLOS G. S.; HOLSCHUCH, SOLANGE G.; ALMEIDA, OTAVIO G.; PEDROSO, GABRIEL B.. The exclosure cage technique revisited: Pasture responses under continuous stocking and their relationship with estimates of forage accumulation in grazing experiments. CROP SCIENCE, v. 61, n. 2, . (17/11288-6)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
YASUOKA, Júnior Issamu. Respostas agronômicas e microclimáticas dentro de gaiolas de exclusão e seus impactos na estimativa do acúmulo de forragem em pastos sob lotação contínua. 2020. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALA/BC) Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.