Busca avançada
Ano de início
Entree

Mulheres e futebol no Brasil: um jogo possível?

Processo: 17/18130-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2018
Vigência (Término): 01 de abril de 2022
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Social
Pesquisador responsável:José Sterza Justo
Beneficiário:Talita Machado Vieira
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):19/07231-4 - Mulheres e futebol no brasil: um jogo possível?, BE.EP.DR
Assunto(s):Mulher no esporte   Futebol   Práticas corporais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Futebol de Mulheres | práticas corporais | psicologia social do esporte | Psicologia Social do Esporte

Resumo

Tradicionalmente, os esportes são vinculados aos ideais de masculinidade, sendo usual o fomento à prática desportiva entre homens, pois, supostamente, auxiliaria no desenvolvimento de aptidões e características desejáveis as eles: virilidade, coragem e força. Tal perspectiva está relacionada às normas instituídas de gênero, que classificam e qualificam os corpos segundo o princípio binário do sistema sexo-gênero. No contexto brasileiro, o futebol é o esporte onde tais inquietações aparecem de maneira contundente, sobretudo pelo jogo de visibilidade-ocultação da modalidade na mídia que, arbitrado por interesses diversos e forças dominantes, coloca em vantagem o futebol masculino e ofusca o feminino. A partir dessas considerações, levantamos as seguintes questões: Como se constituiu o quadro atual do futebol feminino no Brasil? Quais seriam os modos de existência forjados pelas mulheres praticantes do futebol nos âmbitos profissional e da formação? Quais forças concorreram para este processo? Quais as condições de possibilidade para a expansão das subjetivações da mulher no futebol feminino, na atualidade? Para tentar responder a essas indagações a presente pesquisa valer-se-á de resultados de outras pesquisas sobre o assunto, mediante um amplo levantamento bibliográfico em bases de dados especializadas, e de um estudo de campo com jovens ingressantes na carreira de jogadoras de futebol e mulheres que já se encontram no exercício da profissão. Tal investigação de campo será realizada junto a um clube de futebol que possui categoria de base e equipe profissional de futebol feminino. Adotaremos a cartografia como postura metodológica, entendendo que a realidade é uma produção complexa em constante movimento e que o acompanhamento de processos é a principal estratégia do ato de pesquisar. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TALITA MACHADO VIEIRA; JOSÉ STERZA JUSTO; SONIA REGINA VARGAS MANSANO. Corpo e gênero na experiência inicial de jogadoras de futebol. Revista de Estudos Feministas, v. 29, n. 2, . (17/18130-9)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VIEIRA, Talita Machado. Futebol e mulheres no Brasil: um jogo possível?. 2021. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Letras. Assis Assis.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.