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Vontade de saber: ética de verdade no primeiro curso de Foucault no Collège de France (1970-1971)

Processo: 17/21625-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2018
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - História da Filosofia
Pesquisador responsável:Monica Loyola Stival
Beneficiário:Rafael Gironi Dias
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Filosofia contemporânea   Vontade   Verdade   Ética (filosofia)

Resumo

Quando Foucault coloca o problema da vontade e assume radicalmente uma postura nietzschiana de interpretação, incorporando e retrabalhando seus conceitos, admite com isso que a vontade que se liga a determinado saber manifesta-se sempre como poder. Com isso, Foucault opera um deslocamento de seu enfoque arqueológico para a genealogia. Este projeto visa estudar atentamente as aulas do curso sobre a vontade de saber, ministradas no Collège de France entre 1970-1971, na medida em que este curso desenvolve esse enfoque genealógico e trata dos discursos que devem, por sua função, estar ligados à verdade na sociedade grega. Tais discursos vão da poética ao discurso jurídico, de uma "verdade ordálica" a uma "verdade-saber", passando pela instituição da moeda grega à constituição da Cidade-Estado. Nesse percurso encontra-se a discussão a respeito da relação do saber com a verdade, através da vontade. Assim, o problema do discurso da pureza na indicação de uma ética da verdade, que ganhará diversas ramificações ao longo da obra foucaultiana posterior, parece envolver uma concepção de verdade que, desde os gregos, permeia toda a filosofia, ou mais, todo o fundamento da teoria do conhecimento, além de indicar uma mudança de procedimento de pesquisa. Entender como se desenha essa ética do discurso e sua relação com a vontade de verdade é o objetivo central do projeto aqui proposto. (AU)

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