Busca avançada
Ano de início
Entree

Nanocelulose de resíduos de eucalipto por métodos combinatórios: pré-tratamentos assistidos por micro-ondas e isolamento ácido e enzimático com modificação por surfactantes

Processo: 17/25039-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2018
Vigência (Término): 31 de agosto de 2019
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Derval dos Santos Rosa
Beneficiário:Paulo Henrique Camani
Instituição Sede: Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas (CECS). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Assunto(s):Hidrólise enzimática   Hidrólise ácida   Micro-ondas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:hidrólise ácida | Hidrólise enzimática | Micro-ondas | Modificações de Nanocelulose | Nanoestruturas de celulose (NECs) | Nanociências e Materiais Avançados

Resumo

O uso de materiais lignocelulósicos, oriundos de resíduos com alto teor de celulose, tem despertado grande interesse nas comunidades científicas e tecnológicas para a obtenção de nanoestruturas de celulose (NECs). Porém, dificuldades para o isolamento destas nanopartículas têm sido encontradas, tais como o elevado tempo reacional, o excessivo gasto de reagentes e baixos rendimentos das NECs. Para melhorar os processos, tecnologias envolvendo o uso de micro-ondas tem sido aprimoradas para melhorar a eficácia das preparações destas. Além disso, a modificação química da nanocelulose por surfactantes pode aprimorar a interação com polímeros para aplicação em nanocompósitos. O pressuposto deste projeto é o isolamento de nanocelulose de resíduos de eucalipto a partir de pré-tratamento alcalino, seguido de branqueamento, sendo que as duas metodologias serão assistidas e não-assistidas por micro-ondas. Em seguida, serão realizadas duas etapas distintas de isolamento das NECs: a) hidrólise ácida e b) hidrólise enzimática. As nanoestruturas obtidas serão submetidas a modificação superficial utilizando o surfactante brometo de cetiltrimetilamônio (CTAB). As NECs sem e com tratamento serão caracterizadas por espectroscopia na região do infravermelho com transformada de Fourier (FTIR), microscopia eletrônica de varredura com emissão de campo (MEV-FEG), análise termogravimétrica (TG), difração de raios X (DRX), espalhamento dinâmico de luz (DLS), potencial zeta, ângulo de contato (AC), quantificações de teores lignocelulósicos e titulações conductométricas. Espera-se que os pré-tratamentos assistidos por micro-ondas apresentem maior eficácia na remoção da lignina, hemicelulose e extrativos, e que o isolamento e a modificação superficial (CTAB) promovam a obtenção de NECs mais dispersas em soluções aquosa mais concentradas, com dimensões homogêneas e com alta razão de aspecto. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAMANI, PAULO H.; ANHOLON, BEATRIZ F.; TODER, RICK R.; ROSA, DERVAL S.. Microwave-assisted pretreatment of eucalyptus waste to obtain cellulose fibers. Cellulose, v. 27, n. 7, . (17/25039-8, 18/11277-7)
DE MELO FIORI, ANA PAULA SANTOS; CAMANI, PAULO HENRIQUE; ROSA, DERVAL DOS SANTOS; CARASTAN, DANILO JUSTINO. Combined effects of clay minerals and polyethylene glycol in the mechanical and water barrier properties of carboxymethylcellulose films. INDUSTRIAL CROPS AND PRODUCTS, v. 140, . (17/25039-8)
CAMANI, PAULO HENRIQUE; MACHADO TOGUCHI, JOSE PAULO; FIORI, ANA PAULA S. M.; ROSA, DERVAL DOS SANTOS. Impact of unmodified (PGV) and modified (Cloisite20A) nanoclays into biodegradability and other properties of (bio)nanocomposites. APPLIED CLAY SCIENCE, v. 186, . (17/25039-8, 18/11277-7)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.