Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos e comparação de intervenções para cuidadores de idosos: P3Es e iSupport

Processo: 17/24026-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2018
Vigência (Término): 30 de junho de 2021
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Elizabeth Joan Barham
Beneficiário:Camila Rafael Ferreira Campos
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Saúde mental   Cuidadores   Cuidadores de idosos   Idosos   Doença de Alzheimer

Resumo

Os efeitos de programas de apoio sobre a saúde mental e bem-estar de cuidadores de idosos tendem a ser modestos, sem indícios de impactos a longo prazo. Nesse projeto, o objetivo é prosseguir na investigação de duas intervenções que ultrapassam essas barreiras. O "Programa dos 3Es" (Entender, Enfrentar, Envolver - P3Es), uma intervenção brasileira, que ainda apresenta uma amostra relativamente pequena, e o "iSupport", em fase de teste internacional, que ainda não foi estudado no contexto brasileiro. Uma diferença central entre os dois programas é que o P3Es é aplicado presencialmente enquanto o iSupport é virtual, de forma que a comparação dos resultados de cada programa em relação a um grupo controle possibilitaria avaliar as diferenças no alcance e eficácia de cada forma de apoio. Cuidadores familiares de idosos com doença de Alzheimer (DA) serão recrutados em fluxo contínuo e alocados aleatoriamente em uma das três condições (C1, C2 ou C3), até avaliar 25 cuidadores em cada condição. Os cuidadores da C1 passarão pelo P3Es, os da C2 pelo iSupport e os da C3 terão função controle. Serão usados instrumentos para avaliar: sobrecarga, depressão, ansiedade, qualidade de vida, auto eficácia, aprendizagem, comportamentos problemáticos do idoso e percepção dos efeitos do programa. Todos os cuidadores responderão aos instrumentos ao iniciar a pesquisa (pré-teste), no terceiro mês (pós-teste) e no sexto mês (follow-up). Serão realizadas comparações intra e entre grupos a partir dos dados obtidos nas três fases de aplicação, por meio de análise de variância, com medidas repetidas. Espera-se resultados positivos na C1 e na C2, mas não para C3, bem como, obter informações sobre as fortalezas e limitações de cada programa, contribuindo com conhecimentos novos e no suporte de qualidade para cuidadores que assistem idosos com DA.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OTTAVIANI, ANA CAROLINA; MONTEIRO, DIANA QUIRINO; OLIVEIRA, DEBORAH; GRATAO, ALINE CRISTINA MARTINS; JACINTO, ALESSANDRO FERRARI; CAMPOS, CAMILA RAFAEL FERREIRA; BARHAM, ELIZABETH JOAN; DE SOUZA ORLANDI, FABIANA; DA CRUZ, KEILA CRISTIANNE TRINDADE; CORREA, LARISSA; ZAZZETTA, MARISA SILVANA; PAVARINI, SOFIA CRISTINA IOST. Usability and acceptability of internet-based interventions for family carers of people living with dementia: systematic review. AGING & MENTAL HEALTH, AUG 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.