Busca avançada
Ano de início
Entree

Grãos de milho úmidos de destilaria na alimentação de bovinos Nelore: digestibilidade e parâmetros ruminais

Processo: 17/21354-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2018
Vigência (Término): 31 de julho de 2019
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Nutrição e Alimentação Animal
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Mário de Beni Arrigoni
Beneficiário:Laís de Aquino Tomaz
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):18/18165-0 - Efeitos de grãos úmidos de destilaria na fermentação ruminal, digestibilidade, população microbiana em sistema de cultivo de fluxo duplo contínuo, BE.EP.MS
Assunto(s):Gado Nelore

Resumo

Em virtude do aumento dos custos de alimentos comumente utilizados em dietas para ruminantes em sistemas intensivos de produção, propõem que, frequentemente sejam realizados estudos visando alternativas alimentares de menor valor, sem comprometer o desempenho animal. Uma opção que surge como destaque são os resíduos gerados em consequência da produção de etanol a partir do milho, denominados de grãos de destilaria. Estes são extensivamente utilizados nos Estados Unidos, principalmente como fonte proteica, desde o final do século XIX em virtude da vasta produção de etanol a partir do milho (Henry, 1900); Contudo, são recentes os estudos deste coproduto para ruminantes no Brasil, haja vista a que a maior produção de etanol é advinda da cana-de-açúcar. Porém, as usinas apresentam um forte potencial de produção de etanol do milho durante a ociosidade das mesmas na entressafra. Diante do exposto, objetiva-se com o presente estudo avaliar os efeitos de diferentes níveis de grãos úmidos de destilaria ou mais comumente conhecido como WDG que em inglês é chamado de Wet Distillers Grain, sobre o consumo de matéria seca (CMS), paramêtros ruminais e digestibilidade total das dietas de bovinos Nelore suplementados com dietas de alto concentrado. Serão utilizados oito bovinos machos da raça Nelore, canulados no rúmen e com peso inicial médio de 350 kg, alocados aleatoriamente em baias individuais e dos quais serão submetidos a um delineamento experimental de duplo quadrado latino simultâneo 4x4. Os tratamentos diferirão de acordo com os níveis de inclusão de WDG sendo: T1: 0%; T2: 15%; T3: 30% e T4: 45% da MS dietética, sendo completada por milho moído, farelo de soja, núcleo mineral e feno do tipo tyfton 85. O período experimental terá duração de 84 dias que serão subdivididos em 4 períodos de 21 dias sendo 14 dias de adaptação e os últimos 7 dias destinados para as avaliações de CMS, digestibilidade total, mensuração do pH ruminal, concentração de nitrogênio amoniacal e dos produtos finais de fermentação (ácidos graxos de cadeia curta: AGCC), além da síntese de proteína microbiana. A análise dos dados será por contrastes ortogonais pelo procedimento PROC MIXED do software estatístico SAS (SAS Inst. Inc., Cary, NC). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TOMAZ, LAIS DE AQUINO; NIEHUES, MARIA BETANIA; BALDASSINI, WELDER ANGELO; CASTAGNINO, PABLO; AMARAL BERTOCO, JOAO PEDRO; VAN CLEEF, ERIC; EZEQUIEL, JANE; ARRIGONI, MARIO DE BENI; MARTINS, CYNTIA L.; NETO, OTAVIO R. MACHADO. Increasing levels of de-oiled wet distillers grains in feedlot diets on nutrient digestibility, ruminal fermentation and microbiology. LIVESTOCK SCIENCE, v. 245, . (17/21354-6, 18/09731-1, 16/04478-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TOMAZ, Laís de Aquino. Grãos de milho úmidos de destilaria na alimentação de bovinos Nelore: Digestibilidade e parâmetros ruminais. 2019. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia. Botucatu Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.