Busca avançada
Ano de início
Entree

Pesticidas na atmosfera de cidades do estado de São Paulo

Processo: 17/20826-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de março de 2018
Vigência (Término): 31 de outubro de 2022
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Pérola de Castro Vasconcellos
Beneficiário:Aleinnys Marys Barredo Yera
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):22/02045-0 - Pesticidas na atmosfera de cidades do estado de São Paulo: avaliação dos efeitos da exposição sobre a saúde humana usando embriões de peixe zebra, BE.EP.DD
Assunto(s):Química atmosférica   Agrotóxicos   Cana-de-açúcar   Laranja   Capuava (SP)   Piracicaba (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aerossol atmosférico | Cg-Ms | Pesticidas no ar | Qualidade do ar | Química Ambiental | química atmosferica | Quimica Atmosférica

Resumo

Devido a crescente preocupação da contaminação do solo, da água e consequentemente dos alimentos, cresce também a preocupação com a dispersão desses agrotóxicos e a possível dispersão dos mesmos no ar causando problemas respiratórios nas localidades vizinhas às áreas de plantio. Portanto, a proposta inicial do projeto é determinar alguns pesticidas presentes na atmosfera rural sob influência da cultura de cana-de-açúcar e laranja, durante o período da colheita na cidade de Piracicaba, e em atmosfera local urbana, na cidade de São Paulo, para avaliar o transporte. Também se analisarão amostras coletadas na atmosfera urbana-industrial de Capuava. Estudos anteriores mostraram que compostos emitidos na queima de biomassa no interior do estado de São Paulo foram transportados para a Capital. O sítio de amostragem na cidade de Piracicaba foi selecionado devido a grande representatividade da área de cultivo de cana-de-açúcar e outras lavouras, no estado de São Paulo. O interesse de analisar as amostras de Capuava é fazer uma avaliação da atmosfera em uma zona industrial que tem uma indústria que produz agrotóxicos. Os pesticidas escolhidos são: ácido 2,4-diclorofenoxiacético, glifosato, atrazina, piretroides (cipermetrina, deltametrina, lambda-cialotrina, permetrina e bifentrina), trifluralina e abamectina. Foram selecionados os pesticidas utilizados no plantio da cana-de-açúcar e laranja. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
YERA, ALEINNYS M. B.; NASCIMENTO, MASON M.; DA ROCHA, GISELE O.; DE ANDRADE, JAILSON B.; VASCONCELLOS, PEROLA C.. Occurrence of Pesticides Associated to Atmospheric Aerosols: Hazard and Cancer Risk Assessments. Journal of the Brazilian Chemical Society, v. 31, n. 6, p. 1317-1326, . (17/20826-1)
BARREDO YERA, ALEINNYS M.; VASCONCELLOS, PEROLA C.. Pesticides in the atmosphere of urban sites with different characteristics. PROCESS SAFETY AND ENVIRONMENTAL PROTECTION, v. 156, p. 559-567, . (17/20826-1, 16/18438-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.