Busca avançada
Ano de início
Entree

A escola como lugar de desenvolvimento profissional docente: dos desafios às possibilidades

Processo: 16/25405-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2018
Vigência (Término): 31 de agosto de 2020
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Samuel de Souza Neto
Beneficiário:Rebeca Possobom Arnosti de Moraes
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Formação de professores   Trabalho docente   Desenvolvimento profissional   Escola pública   Rio Claro (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desenvolvimento profissional docente | escola | formação de professores | Profissionalização do ensino | Trabalho Docente | Formação de Professores e Trabalho Docente

Resumo

Esta pesquisa focaliza os descompassos entre as propostas em prol da profissionalização do ensino e a realidade vivenciada nas escolas, que ainda apresenta uma série de entraves a essas propostas. Observa a dificuldade em promover o desenvolvimento profissional dos professores no interior das escolas, observando a influência do mercado sobre os processos de formação. Desse modo, a presente pesquisa questiona: como possibilitar a construção da escola como lugar de desenvolvimento profissional? Assim, objetiva: investigar os processos de construção da escola como lugar de desenvolvimento profissional docente, tendo por base os princípios da profissionalização da docência. Especificamente se objetiva: a) documentar e analisar processos e ferramentas que podem colaborar com tal construção; b) apontar os desafios encontrados na construção da escola como lugar de desenvolvimento profissional; c) apresentar as transformações introduzidas nos novos processos formativos com relação às práticas docentes; d) identificar ferramentas, dinâmicas e outros aspectos que favoreçam o fortalecimento do trabalho coletivo e da autonomia profissional; e) analisar a contribuição do processo formativo para os professores e a escola. Optou-se pela pesquisa qualitativa, de caráter construtivo-colaborativo, tendo como técnicas de coleta de dados: observação participante; grupos focais e análise documental. Os dados serão analisados a partir da análise de conteúdo. Os participantes serão professores, professores coordenadores e gestores de três escolas públicas municipais de Rio Claro-SP. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MORAES, Rebeca Possobom Arnosti de. A escola como lugar de desenvolvimento profissional docente: dos desafios às possibilidades.. 2021. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências. Rio Claro Rio Claro.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.