Busca avançada
Ano de início
Entree

Desempenho escolar, gênero e raça: a agência de alunos e alunas no final do ensino fundamental

Processo: 17/23325-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2018
Vigência (Término): 24 de março de 2022
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Marilia Pinto de Carvalho
Beneficiário:Cinthia Torres Toledo
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):19/11133-8 - Gênero e raça no cotidiano escolar: ser estudante na periferia da cidade de São Paulo, BE.EP.DR
Assunto(s):Ensino fundamental   Rendimento escolar   Desigualdade social   Gêneros (grupos sociais)   Brancos   Negros

Resumo

Ao analisar os indicadores de acesso e progresso ao longo de diferentes etapas e níveis de ensino, podemos perceber que o percurso educacional da população brasileira é marcado por desigualdades de gênero e raça. Os meninos tendem a apresentar trajetórias escolares mais conturbadas, marcadas por reprovações e interrupções, quando comparadas às trajetórias das meninas de um mesmo segmento de cor/raça; e brancos(as) tendem a apresentar trajetórias escolares mais lineares que negros(as). Para contribuir na compreensão dessas diferenças de trajetória, pretendo estudar as experiências de escolarização de meninos e meninas, considerando também a intersecção entre gênero e raça. O estudo será feito a partir das interações e das perspectivas dos estudantes com o objetivo de analisar como alunos e alunas articulam o engajamento escolar com as concepções coletivas de gênero (em intersecção com raça) de seus grupos de pares. Para este objetivo deverá ser desenvolvida uma pesquisa qualitativa em uma escola pública, por meio da observação das interações dos alunos e alunas de uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental. A partir do trabalho de campo, aproximadamente 12 alunos e alunas, negros(as) e brancos(as), deverão ser selecionados para a realização de entrevistas semiestruturadas. Ao longo do trabalho de campo, também poderão ser utilizados outros instrumentos de pesquisa que possam contribuir para a caracterização da escola e dos estudantes, como questionários socioeconômicos e de classificação racial. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TOLEDO, CINTHIA TORRES; DE CARVALHO, MARILIA PINTO. The Peer Group's Agency in a Brazilian School. BOYHOOD STUDIES-AN INTERDISCIPLINARY JOURNAL, v. 13, n. 2, SI, p. 71-86, . (17/23325-3)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TOLEDO, Cinthia Torres. Da frente ao fundão da sala de aula: masculinidades e envolvimento escolar na periferia de São Paulo. 2022. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação (FE/SBD) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.